FOLHA DE S. PAULO FAZ MANCHETE ENGANA-BOBO

A manchete da Folha online é enganosa, diversionista e quase uma fake news, se submetida a um julgamento rigoroso que leve em conta a mensagem que passa, o contexto político e a realidade criada pela pandemia.

Esta é manchete:

É enganosa, porque o dado mais importante, que é a maioria apoiando Bolsonaro, foi escondido. São 35% os brasileiros que apoiam o desempenho de Bolsonaro no combate à pandemia.

Somando-se os 26% que consideram regular, são 61%. Não é pouco. Os que consideram ruim ou péssima sua gestão da crise são 33%. E ainda tem o restante dos 5% que não quiseram ou não sabem opinar.

O que a Folha fez? Puxou para a manchete online a ideia de conflito, jogando Bolsonaro contra os governadores. É a guerra do momento. Bolsonaro tenta desfazer quase tudo o que os governadores fazem.

Também joga Bolsonaro contra Luiz Henrique Mandetta, o ministro da Saúde que brilha mais do que o chefe.

A Folha fez uma pesquisa que saiu pela culatra, na guerra da própria Folha contra Bolsonaro. E escalou para a manchete o único resultado que lhe oferece a chance de bater no inimigo: os dados que o confrontam com Mandetta e os governadores.

São 54% os que apoiam o trabalho dos governadores e 55% aos que provam o desempenho de Mandetta. Como juntar num dado, a partir de uma média entre todos os eles, o apoio aos governadores?

Numa situação normal, seriam dados relevantes. Numa situação em que Bolsonaro é dado como morto político, pouco significa.

Bolsonaro está vivo entre pobres e desinformados. É o que interessa a ele no momento: fortalecer uma base social que considere seus desatinos uma demonstração de valentia sabedoria.

Para essa gente, Bolsonaro enfrenta com coragem o coronavírus ao desqualificar a ameaça de pandemia.
Bolsonaro largou os ricos e a classe média que batia tambor contra Lula e o PT, mas não era fiel às suas loucuras, e atirou-se nos braços do povo que pode manobrar.

Bolsonaro aposta na desinformação e na irrealidade fantasiosa criada pelos que negam a pandemia e toma decisões contra esse mesmo povo, como a MP que permite às empresas suspender contratos de trabalho por quatro meses sem pagar salários.

Este é o mundo de quem acredita na gripezinha. É o que interessa a Bolsonaro agora.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/avaliacao-de-bolsonaro-na-gestao-da-crise-e-muito-pior-que-a-de-governadores-e-ministerio-diz-datafolha.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/avaliacao-de-bolsonaro-na-gestao-da-crise-e-muito-pior-que-a-de-governadores-e-ministerio-diz-datafolha.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 1 =