FUGIR PODE SER A SAÍDA PARA BOLSONARO

Se a eleição de Bolsonaro era apenas um delírio e se, pouco antes, o golpe contra Dilma e a prisão de Lula também pareciam improváveis, a renúncia de Bolsonaro ao projeto de reeleição também pode acontecer, por mais improvável que pareça.

A desistência seria o Deus ex machina desesperado não só da extrema direita, mas talvez muito mais da direita desamparada. A renúncia desceria dos céus abanando suas asas para a terceira via, e o imponderável se encarregaria do resto.

Bolsonaro renuncia e resolve ou tenta resolver parte dos problemas dele e dos outros. É só fazer uma conta de chegada e perceber que, apesar dos riscos tenebrosos e de vir a ser acusado de covarde, valeria a pena renunciar à reeleição.

Valeria para que a direita nacional, em todas as frentes, dos banqueiros e grileiros à Globo e à Firjan, tente se agarrar a Simone Tebet como salvação já na prorrogação.

A direita beneficiária da renúncia encaminharia com Bolsonaro as negociações para que o sujeito tente escapar do cerco da Justiça. Como? A direita sempre dá um jeito.

Se for até o fim e sofrer uma derrota histórica no primeiro turno, não haverá caos capaz de salvá-lo. E a conta de um golpe fracassado será cobrada pelo resto da vida.

Um Bolsonaro derrotado nas urnas e na tentativa de golpe será um traste perigoso para todo o seu entorno, principalmente o militar.

Por isso a opção pode ser a renúncia antes da derrota anunciada. Renuncia, acerta com a direita que essa é uma concessão e uma aposta derradeira em Simone Tebet, acena para os inimigos com um pedido de trégua e foge para o mato.

E os outros? Os outros que se virem. Bolsonaro não tem partido, não tem aliados fiéis, não tem base social além dos 15% que o idolatram.

Bolsonaro tem uma base eleitoral precária e oportunista de ricos e da classe média anti-Lula. Sobram como aliados mais próximos os militares, mas também eles nunca foram e não serão agora garantia de apoio incondicional a quem está no poder, muito menos de alguém em estado de decomposição.

Bolsonaro não tem mais o que fazer além de tentar escapar. Os sinais que vem dando, e que repetiu na última reunião ministerial, são recados que estão muito além de uma ameaça.

Ele está dizendo à sua turma que pode cair fora e não concorrer à reeleição. Para criar uma confusão à la Jânio? Para abrir espaço aos militares? Só para ver o incêndio?

Bolsonaro é um bicho cercado, que fez sua última aposta na PEC Kamikaze e fica agora aguardando os possíveis efeitos.

Se não houver reação na próximas pesquisas, o melhor será fugir, tentar um indulto da graça antecipado e imaginar que Simone Tebet herdará a chance de ir para o segundo turno, carregando os votos do próprio Bolsonaro, Sergio Moro, Andre Janones, Antonio Bivar e até alguma coisa de Ciro Gomes.

A Folha fez uma lista de 20 casos de corrupção envolvendo Bolsonaro e os filhos, sem incluir, entre outros, o processo que corre no Supremo sobre o gabinete do ódio e a ação por incentivo ao estupro no ataque à deputada Maria do Rosário, que são de outro departamento das suas atitudes fascistas.

Na situação em que se encontra, Bolsonaro não tem forças para enfrentar a evolução de duas dezenas de acusações graves. Mas se renunciar poderá sobreviver sem mandato? Pode ser candidato a alguma outra coisa?

Esse Deus ex machina só voa sobre as cabeças da direita e desce, não cuida desses detalhes. O certo é que, desde a facada, nada mais é improvável.

6 thoughts on “FUGIR PODE SER A SAÍDA PARA BOLSONARO

  1. O roteirista da série “Brasil” já demonstrou que é capaz das tramas mais improváveis. Então qualquer suposição é válida. Mas tem alguns enredos que não mudam nas nossas terras. O principal deles é o da impunidade. O Bozo pode aceitar a derrota em troca de uma impunidade negociada, para ele e para os seus. Impunidade para torturadores e golpistas é “coisa nossa” desde sempre.
    Bozo não tem base de sustentação política relevante, só sobreviveu até agora graças ao aluguel do centrão e conveniência da elite financeira. Mas tem uma base social de dementes que não é desprezível. Já demonstrou que é capaz de mobilizá-las para fazer uma merda qualquer. Chantageia atualmente com essa hipótese.
    Pessoalmente, não creio numa renúncia dele. Mas ela não é impossível. Basta que se esfregue na cara dele as provas de alguns malfeitos que tem sido usados com parcimônia pela grande imprensa (porta voz das elites). Ai só restaria a ele pedir asilo na Hungria ou negociar uma saída honrosa pra ficar impune.
    Aliás, a elucidação do caso Marielle Franco talvez só seja possível apeando Bozo do poder. Mas isso pode fazer parte de uma negociação. Enfim, tudo é possível.

  2. P/nós da esquerda, seria melhor que esse asno fosse estraçalhado nas urnas já no primeiro turno!!! É Lula na cabeça p/povo ser feliz de NOVO…

  3. Não acreditava na renúncia, mas depois do recado do Biden que se os militares tentassem a mínima interferencia nas eleições, acabaria o envio de dinheiro ao Brasil em 2023, talvez a renúncia seja uma sáida salomônica para ele. Mas o risco é alto, Hoje Lula tem mais votos que os outros todos somados, então na improvável hipótese de ciristas, bolsominions, indefinidos, e os fiéis da Simone e mais os nanicos passarem TODOS os votos para a Tebet, ainda assim Lula poderia ganhar. E daí qualquer acordo ia pro beleléu. Só se o coiso fizesse um acordo com Lula, mas acho isto ainda mais improvável de ambos os lados.
    Acho que a única saída do Bozo realmente é pagar pra ver e “jair” pedindo asilo a alguma ditadura de direita e abandonar o barco antes mesmo da virada do ano pra não correr riscos. Ou, o que é pior e talvez seja o mais provável e o mais lógico na cabecinha de m&rd@ dele, é fomentar ou mesmo encomendar um atentado contra Lula e rezar para dar certo. Já sabemos que neste negócio de matar, embora ele não saiba como destravar uma arma, ele é bem forte.

  4. Não acho improvável a renúncia, Mas Acho que O Ciro ficaria com os votos dele.
    Será que não é com esta perspectiva que o Ciro está fazendo uma campanha tão anti-Lula?

  5. Bolsonaro não é homem de compromissos.
    Ele não se preocupa em salvar a direita porque na verdade sua ideologia é própria.
    Ele está preocupado somente em se salvar de uma possível prisão após as eleições.
    Acho mais provável uma candidatura ao congresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 4 =