JORNALISMOS E ADESISMOS

Essa cena que se repete, com o William Waack carregando nas costas o peso da sua ‘piada’ racista, me empurra para mais um comentário sobre jornalistas fofos e liberais e para o livro Notícias do Planalto, de Mario Sergio Conti.

Esses dias escrevi sobre o artigo em que Conti arrasa com Carlos Heitor Cony na Folha. Muita gente disse aqui no Face que o próprio Conti não é flor que se cheire, porque teria poupado os donos dos jornais no livro sobre o conluio da imprensa com Fernando Collor, no final dos anos 80.

Agora, William Waack diz, para se defender da acusação de que é racista, que as redes sociais ameaçam o velho jornalismo consagrado pela grande imprensa. Eu acho que essa é a melhor ameaça desde o surgimento da imprensa nanica nos anos 70.

Considero Notícias do Planalto o livro mais constrangedor para o jornalismo defendido por William Waack, esse jornalismo político hegemônico e ‘inquestionável’, como ele mesmo afirma. Porque, ao contrário do que muita gente esperava, Conti mostrou que, além dos donos dos jornais, também os jornalistas são protagonistas de todo tipo de conchavo (inclusive ele, Conti).

Ah, dirão os mais puros, mas os patrões são danados. São. Todo mundo sabe disso, desde o primeiro contato dos tupiniquins com o assessor de imprensa de Cabral.

É antiga e autoindulgente essa conversa de que conluios com a direita, como aconteceu com Collor e acontece agora com o jaburu-da-mala, são apenas coisa de patrão. São também coisa de jornalista.

Jornalista não gosta que colegas sejam acusados de adesismo e de manipular informações, porque o corporativismo é forte. O problema seria sempre o patrão.

Vou repetir: Notícias do Planalto é um grande livro porque desmascara jornalistas. Inclusive os fofos que estavam com Eduardo Cunha, estiveram com Aécio e o abandonaram e agora ameaçam abandonar também o jaburu e o Quadrilhão.

One thought on “JORNALISMOS E ADESISMOS

  1. Na verdade alguns jornalistas são muito piores que o patrão. Porque acham que, por estare próximos do patrão, também são patrão. Se confundem. O patrão tem interesse econômico, é dono da empresa, ganha dinheiro às turras. O jornalista é um assalariado, mesmo que seja um ótimo salário, mas é um empregado. E se faz de importante, até que recebe a demissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 6 =