José Dirceu não precisa ter pena de Bolsonaro
É estranha, é inadequada, é fora de hora e é também uma ofensa à maioria dos brasileiros a posição de José Dirceu contra a prisão de Bolsonaro.
Ao defender que Bolsonaro deve ficar em prisão domiciliar, por ser um homem frágil e instável emocionalmente, Dirceu não só embarca no argumento do fascismo como contraria o sentimento majoritário de que o país precisa de reparação.
Não se trata de vingança. Nem de comparar o caso de Lula, que ficou 580 dias preso, com o de Bolsonaro, para pedir isonomia. Mas de entender que o chefe do golpe precisa, sim, ser preso.
Ele e todos os seus cúmplices. Para que não fique incompleta a tarefa da Justiça de condenar os golpistas e mandá-los para a cadeia.
Pesquisa do Datafolha de um mês atrás informou que 50% dos brasileiros desejam ver Bolsonaro preso, contra 43% que pensam o contrário. Dirceu está com a minoria.
O desejo de ver Bolsonaro na cadeia não é uma vontade das
esquerdas, mas dos democratas. Outras pesquisas reafirmam a mesma posição.
Leiam o que Dirceu disse da possibilidade de prisão de Bolsonaro, em entrevista à BBC Brasil:
“Acho muito improvável que se possa colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário, que é controlado pelo crime organizado. As condições são péssimas. E como o estado de saúde dele está se agravando, eu não vejo como ele pode entrar nesse sistema. Me parece que ele é uma pessoa psicossomática, que vai acelerando, muito instável. Não é uma pessoa que tem autocontrole”.
Vamos pedir então que pessoas vulneráveis, pelos mais variados motivos, deixem as cadeias brasileiras, principalmente as que estão encarceradas por serem pobres e negras e também sofrerem de muitas doenças.
As péssimas condições das cadeias brasileiras, citadas por Dirceu, não serão as mesmas que Bolsonaro irá enfrentar, se for preso. Bolsonaro pegará cadeia especial.
O humanismo de José Dirceu, que já foi presidiário, não pode se sobrepor à sua capacidade de compreensão do momento que o país vive, depois de anos de trabalho da polícia, do Ministério Público e do Judiciário para que os líderes do golpe fossem julgados.
José Dirceu não acrescenta contribuição nenhuma aos esforços para contenção do golpismo ao defender prisão domiciliar para Bolsonaro, que até antes do julgamento vagabundeava de jet-ski e liderava motociatas.
Bolsonaro deve ser preso, precisa ser preso. Para que o sentimento de frustração não seja mais uma punição à crença do brasileiro de que os golpistas finalmente pegariam cadeia.

Se tivesse vindo de outra pessoa, tudo bem, mas vindo dum dos pilares da criaçao do pt, é dificil de aceitar.
Garçon, por gentileza, um copo de sangue para Moisés Mendes. Ele está com sede. Pra mim, uma Coca-Cola zero, estupidamente gelada. Obrigado.
O buraco é mais embaixo: o problema é negar aos pobres frágeis e adoecidos que suportam as péssimas condições carcerárias esse mesmo benefício. O mesmo dilema da proposta de dosimetria: Não se poder diminuir a pena de um só condenado, tem que reduzir a de todos que cometeram crimes que tem penalidade similar. E isso significa botar muitos criminosos (pobres) na rua. Coisa que dá arrepios na direita fascista.
O que vc chama de criminosos pobres estão na cadeia por furto, roubo, homicídio, latrocínio, tráfico de drogas. Quantos pobres estão presos por “tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito” ou “tentativa de golpe de estado” ? O projeto de anistia ou o tal de “projeto da dosimetria” só se refere a estes dois crimes especificamente. Então, o Seu comentário não faz nenhum sentido.
Esse Dirceu é o imbecil que colocou o Joaquim Barbosa no STF. Ele sempre foi assim. O politicamente correto dentro do governo começou com esse imbecil. Inclusive, um dia antes de estourar o escândalo do mensalão, ele deu uma entrevista na TV Cultura elogiando a ditadura militar.
O PT é ridículo.
O PT sempre quer parecer bonzinho. O José Dirceu acha que vai conquistar votos do bolsonarismo caso o Caiado seja o candidato da direita. Acha que o Bolsonaro vai ligar para ele, elogiá-lo, agradecer.
Essa estratégia nunca funcionou, maas ele se acha o maior estrategista político do mundo. quando ele foi preso deve ter dito, para tentar algum relaxamento: “Este é um momento histórico! Agradeço ao ministro Joaquim por esta condenação. O Brasil está mudando. Nunca antes na história deste país um homem negro mandou prender um branco. Estou emocionado.”
É uma estratégia ridícula, idiota, que alimentou a direita desde 2003. Heloísa Helena, quando era do PT, Randolfe e Paulo Paim na época sentavam no colo de senadores que já tinham uma veia autoritária.
Nesse sentido, Jones Manoel, Janja e Moisés são mais autênticos.
Bola3, lave a boca antes de falar do senador paim, voce nao conhece a tragetória desse que é sem sombra de duvidas o melhor senador que o rs teve nos ultimos 40 anos, respeito é o minimo que ele merece de todos os brasileiros, nao importa o partido que tenha simpatia.
O Paulo Paim elogiava os protofascistas no Senado na época em que Lula 1 apanhava. Ele adorava sentar no colo do Mão Santa e do Heráclito Fortes.
Não estou dizendo que um senador deve baixar o nível, mas não precisa dar uma de Marco Maciel.
E agora eu vi o vídeo do José Dirceu: ele está mentindo e nem consegue esconder que pensa o contrário.
O PT é patético.
Desculpem-me , trajetória nao tragetória, obrigado.
O Moisés está com depressão? É que o Lula está fazendo acordo e elogiando o Trump; o José Dirceu apoia a prisão domiciliar do Bolsonaro. Está difícil a vida do Moisés, é uma apunhalada atrás da outra.
E o Jaques Wagner disse que o Hamas precisa ser aniquilado.
Coitado do Moisés!