Lobistas do fumo

Portrait of an old Chinese man wearing a traditional hat, taken in the hutongs near the Drum Tower and Bell Tower in Dongcheng District in Beijing, China.

Lobistas do cigarro no Brasil deveriam explicitar suas missões, para que não fiquem encobertos por artigos alegadamente independentes publicados com frequência pelos jornais.

Gente que conhece essa engrenagem já me advertiu que certas indústrias contratam formadores de opinião para que difundam “verdades” sobre o fumo.

Uma delas é a de que qualquer nova mudança na legislação (proibir a venda com exposição pública do cigarro e fazer embalagens padronizadas, por exemplo) favoreceria o contrabando.

Já li muitos artigos nessa linha, alguns escritos por gente das altas rodas (tem um autor gaúcho que se apresenta como filósofo, ligado ao interino de Brasília, que e vai fundo nos detalhes dos argumentos econômicos da indústria do fumo).

Eu não acredito que sejam articulistas sob encomenda. Não imagino que possam ser remunerados sob o disfarce do livre pensar ou de que apenas prestam consultoria.

O lobby em favor do cigarro é muito sério para ser exercido na penumbra.

Se os articulistas são pagos para defender a indústria e um vício que mata, que exerçam seu direito de opinar, mas deixem claro que são lobistas. Em nome da filosofia de vida que levam em meio à fumaça das fumageiras e de outras fumaças.

 

One thought on “Lobistas do fumo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 8 =