LULA, O SILÊNCIO E A TONGA DA MIRONGA

A pergunta estava guardada e finalmente foi acionada. Estamos lendo muita gente que se indaga sobre a ausência de Lula no debate criado pela pandemia e sobre o bolsonarismo nesse contexto.

Vou transcrever aqui um texto da professora da UFRGS e cientista política Céli Pinto, postado hoje no Facebook. Céli tem o dom de dizer o que pensa sem fazer média com ninguém:

“Tem uma coisa que me intriga: se o Lula é ainda a grande liderança do PT, por que não se manifestou oficialmente sobre esta terrível crise que se abate sobre o mundo e o país? Acho que o mundo e o país esperavam uma manifestação sua. Se o PT quer recuperar espaço no imaginário do povo brasileiro, seu maior líder tem de estar presente neste momento crítico. Se ele neste momento está somente preocupado com alianças para eleições municipais na Tonga Da Mironga do Cabuletê, lamento. Morreu como liderança”.

Agora escrevo eu. Tento imaginar o dilema de Lula nesse cenário. Se disser algo fora do tom, vão acusá-lo de se aproveitar da ameaça criada pelo coronavírus. Se fica quieto, é apontado como omisso e perde protagonismo.

Não há como tentar se colocar na situação do Lula, que tem uma intuição poderosa. Mas vou discordar de Céli. Lula pode estar certo ao ficar quieto, pelo menos por enquanto.

Sempre lembrando que Dilma Rousseff se manifesta quase todos os dias, em artigos ou depoimentos à mídia dita alternativa, principalmente no DCM e no Brasil 247.

Se Dilma e Fernando Haddad falam, por que Lula está em silêncio? Mas Lula pode falar a qualquer momento e dizer o que ninguém disse ainda.

3 thoughts on “LULA, O SILÊNCIO E A TONGA DA MIRONGA

  1. A Professora Céli é uma referência, mas devo dizer que o Lula tem o direito, o dever e a obrigação de se precaver, ou melhor, preservar. alguém já fez o EXERCÍCIO de imaginação sobre o padecimento de lula desde sua ascensão à politica. O que já sofreu de pressão! Deveríamos cobrar a necessidade e carência de mais lideranças politicas como lula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 2 =