Não haverá empate entre Mendonça e Moraes
Mesmo que se confirme a hipótese improvável de um acordão, em que as coisas seriam acomodadas dentro e fora do Supremo, não há como André Mendonça e Alexandre de Moraes saírem empatados das situações em que se meteram.
Mesmo que o Supremo não faça nenhum movimento no encaminhamento de punições ou de medidas de contenção que atinjam os dois, não haverá como o duelo terminar empatado. Nem mesmo se hoje for anunciado que tudo continuará no mesmo lugar.
Não há como manter nada como está. Um acordão, algo inimaginável, ou alguma iniciativa que signifique a preservação de Mendonça e Moraes não levarão a um empate. Mendonça e Moraes não participam de uma guerra que possa terminar com trégua para que ninguém saia vencedor, até porque também as tréguas têm derrotados.
Um deles será derrotado, e o outro ficará pelo menos sequelado. Um deles será o grande perdedor. Um dos dois ministros será visto como o que perdeu a guerra porque o outro conseguiu subjugá-lo no que importava.
Como? É o que veremos mais adiante, a partir do pedido de Mendonça para que o relatório da PF com as denúncias contra Moraes seja analisado pelo plenário do STF.
O presidente do STF, Edson Fachin, vai decidir quando o julgamento será marcado, se é que será. A decisão de Mendonça de liberar o processo para julgamento foi publicada neste domingo. Os ministros irão decidir se o relatório tem validade e se é o caso de autorizar a abertura de investigação contra Moraes.
Já nesse julgamento um deles será fragilizado, se o relatório tiver ou não validade reconhecida. E se for considerado nulo, como deseja o procurador-geral da República, Paulo Gonet? Se for levado adiante e Moraes virar investigado?
Como fica Gonet, também citado nas conversas de Vorcaro e igualmente sob suspeita? E se, depois do julgamento, o imbróglio continuar, com o embate das forças políticas que dão suporte a um e outro?
Fachin já anunciou: “Faremos o que é certo. No tempo e pela forma que a ordem jurídica exige”. O certo para a turma de Mendonça não é o mesmo certo para os que se agrupam em torno de Moraes.
O certo, desde a ascensão do bolsonarismo, pode ser tudo que é visto como errado, dependendo do ponto de vista de um fascista e de um democrata.

Uma coisa é absolutamente certa: se Alexandre de Moraes sair vencedor, o grande PERDEDOR será Luis Inácio Lula da Silva. Simples assim.
Nem Alexandre de Luchsinger nem Roberta Moraes têm culpa na derrocada do Lula.
Desde que assumiu, Lula já entrou derrotado para o quarto mandato. Ele só teve uma conselheira durante quatro anos. Esse alguém lhe dava ideias imbecis, como tentar conter o Netanyahu para conseguir um Nobel da Paz e aceitar propaganda antecipada de escola de samba, só para citar dois exemplos. Sem contar as mais de 30 provocações contra o Trump, que ele jamais teria feito se aquele núcleo duro do primeiro governo estivesse com ele.
Lula perde por uma questão de imagem, a de um velho que, ao invés de expressar sabedoria, experiência, cautela e reflexão que vêm com a idade, passa a proferir diatribes de estudante radical de DCE durante horas.
Ninguém aguentava mais.
Moisés, leia e compartilhe o artigo de hoje do Pondé na Folha. Está simplesmente impagável! Sobrou até para a tal “alegria” de brasileiro, que nada mais é do que disfarce para imoralidade.
O cara é bom demais, Moisés! Compartilhe no Facebook. Está disponível no UOL para não assinantes.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2026/09/ideia-de-que-nossos-lideres-deveriam-servir-de-exemplo-e-uma-letra-morta.shtml
A consertação que o Moraes tentará arranjar para diminuir o desgaste PESSOAL é:
1) Aproximar-se do bolsonarismo durante o governo de Flávio;
2) Prender petistas.
Agora ele se declara impedido de votar recurso do Bolsonaro!
Como diria o Didi Mocó: Cuma?
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2026/09/07/moraes-se-declara-impedido-de-votar-recurso-de-liberdade-de-bolsonaro.ghtm
Pois é, Rodrigo, sem falsa modéstia, eu estou desconfiado de que o Luiz Felipe Pondé anda lendo meus comentários aqui no Blog do Moisés kkkkkkkkkk É quase tudo o que eu venho falando há anos. A degradação moral no Brasil é um troço ASSUSTADOR. É o resultado de 17 anos de governo Lula/Dilma. E isso não é um acaso. Isso tem MÉTODO. O Lulopetismo se alia e promove tudo o que é LIXO, tudo o que é ESGOTO ético e moral no BOSTIL. Corrupção generalizada nos Três Poderes, debochando e escarnecendo da população. Facções criminosas agindo livre, leve e soltas em praticamente todos os municípios do país. Barbárie nas escolas, nas universidades, no trânsito, nas ruas. Ninguém tem mais respeito por ninguém. Isso aqui virou selva mesmo. O lulopetismo fez o brasileiro regredir ao estado de natureza selvagem. Não há um mínimo traço de CIVILIZAÇÃO neste país de MERDA ! Mas o que não falta são bandos de HIENAS rindo da própria desgraça, enquanto os inquilinos da Praça dos Três Poderes deitam e rolam com suas NEGOCIATAS bilionárias.
Minha nossa, bolsonarista fanático vindo aqui falar em “degradação”… Vai tomar no cu, filho, não se enxerga? Degradação moral é o teu líder debochar de gente com falta de ar, dizer que tem que fuzilar todo mundo, chamar jornalista de vagabunda… Deixa de ser obtuso e burro. A maior degradação moral desse país se chama bolsonarismo, disparado diante de qualquer outra. Um vagabundo bandido que no dia da independência grita “imbroxável” e o cara falando em degradação moral. A dissonância cognitiva realmente é um fenômeno.
O Ferdinando e o Roque Bandeira estão certos. Eu concordo com os dois.