NOBEL DA PAZ É CAPACETE PARA O JORNALISMO DE COMBATE

É pouco dizer que o Nobel da Paz para dois jornalistas é um prêmio à liberdade de expressão e ao direito à informação. É uma conclusão óbvia, mas incompleta.

O que o Nobel está dizendo é que o jornalismo de guerrilha está vivo. É uma lição também para as esquerdas brasileiras.

O Nobel premiou o jornalismo de combate e fez o que muita gente boa não faz ainda hoje: reconheceu um homem e uma mulher. O Nobel também ensina o que é paridade.

Já seria muito bom se o prêmio fosse para dois jornalistas das corporações internacionais. Fica melhor com a escolha de jornalistas de luta sem a proteção do poder econômico, Dimitri Muratov, do jornal russo Novaya Gazeta, e Maria Ressa, da agência digital filipina Rappler.

Ambos mexem nos monturos do poder. São duas figuras das periferias da imprensa, que sempre existiriam. Mas agora é diferente, porque o jornalismo enfrenta também os que duvidam do que ele faz, inclusive entre os chamados setores progressistas.

Boa parte da esquerda (e não só a primitiva) acha que o jornalismo está morto e que o importante agora é a guerra do WhatsApp e do Twitter.

Para a esquerda da lacração, é preciso vencer a guerra de bugios com o Carluxo. O Nobel acha que não, que o jornalismo que vai à guerra em busca de informação está vivo.

Sem jornalismo, não há conteúdo a ser jogado nas redes. Até as fake news vivem da distorção do que o jornalismo produz.

O Nobel da Paz está nos incentivando a afrontar o poder e os que trabalham contra o jornalismo. E não se faz jornalismo sem valentia e sem suporte político e econômico dos que desejam sustentá-lo.

O bolsonarismo sabe que pode acabar porque enfrentou a imprensa. Falta à esquerda acreditar que isso é possível e apoiar quem produz informação antifascista.

O mais importante recado do Nobel talvez seja este: a informação produzida à margem das corporações é o jornalismo do século 21.

Os democratas e os progressistas precisam acreditar que o Nobel está certo, mais uma vez.

O prêmio manda um recado: o jornalismo que busca a paz é o que não se acovarda na guerra. É hoje o jornalismo à margem das grandes corporações.

O Nobel ofereceu um capacete aos jornalistas de combate.

 

2 thoughts on “NOBEL DA PAZ É CAPACETE PARA O JORNALISMO DE COMBATE

  1. Moisés, sinta-se também premiado junto com estes dois corajosos jornalistas. Tu, bem como todos aqueles (poucos) jornalistas brasileiros que não se engajaram na eleição do Genocida . Pelo contrário, denunciam suas barbaridades todo santo dia. Tu usas capacete de combate há muito tempo.
    Parabéns

  2. Moisés, porque nāo deram o prêmio Nobel para o Assange ? Porque que nāo deram o Nobel para o Lula?
    Deram o prêmio Nobel para o Obama.
    O Prêmio Nobel é dado para quem os EUA querem.
    Os que ganham sempre têm um alerta para a Rússia e nāo para os EuA.
    É óbvio que nós sabemos que a Rússia nāo é um mar de rosas. O Nobel nāo tem mais o mesmo valor que tinha no passado, pelo menos para mim.
    Só falta eles darem para o Biden.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 3 =