O ASSUSTADOR ESPELHO DE TODOS NÓS

Este é um dos mais devastadores textos sobre a realidade criada pelo fascismo que se disseminou pelo mundo.

É do jornalista Eduardo Febbro e foi publicado pelo Página 12. Compartilho o começo do artigo (o link está logo abaixo).

A síntese é o que se sabe, mas que nos negamos a ver: Trump e Bolsonaro são portadores e reveladores de uma realidade, eles são o espelho do mundo, e o que eles expressam é maior do que eles.

“Donald Trump não é o mensageiro retrógrado do passado, nem representante da nostalgia de uma potência abalada, nem mesmo o coveiro do presente, o herói dos desesperados ou o mercenário com a missão de preparar o futuro: Trump é o interruptor que nos faz ver o mundo como ele é. Implacável, rude, colonizado aqui e ali pelo fascismo e pela xenofobia, um mundo na plenitude de sua desfiguração e declínio ecológico, amordaçado por interesses e nas mãos de uma minoria tecno tão faminta quanto insaciável. O trumpismo veio atestar uma verdade intensa: o mundo já não nos pertence. “O mundo não é mais mágico”, escreveu Borges em seu poema “1964”. Mas não porque eles nos deixaram, mas porque nos ocuparam”.

Abaixo, o link:

https://www.pagina12.com.ar/298045-donald-trump-espejo-del-mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 4 =