O BANDIDO É O OUTRO

Admito hoje que fui duro demais com Nelson Teich, que aparece no vídeo da reunião do dia 22 de abril sentado ao lado de Ricardo Salles.

Na reunião, o ministro do Meio Ambiente aconselhava Bolsonaro a fazer o serviço sujo em várias áreas – pensando, claro, na destruição da Amazônia, com mudanças em leis ambientais, para aproveitar o bom momento – e Teich ouvia, às vezes olhava o sujeito ao seu lado.

Salles dizia que Bolsonaro deveria se dedicar à destruição de normas ambientais, porque a imprensa estava prestando atenção à pandemia. Era preciso “ir passando a boiada”.

Mas era preciso passar a boiada e mexer em tudo, e não só na sua área, “simplificando” normas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Ministério da Agricultura e do “ministério disso e daquilo”.

Peço desculpas a Nelson Teich porque fui um dos primeiros a identificá-lo como a expressão da morte dentro do governo.

Cometi o erro de associar a sua figura sombria ao que ele poderia vir a ser por ter aderido a um governo de fascistas que preferiu se aliar à peste.

Mas Nelson Teich é apenas mais um sujeito de direita, um médico da área empresarial, sem conhecimento de saúde pública, que se meteu com os Bolsonaros e não conseguiu ser um bolsonarista.

Teich pode ser atrapalhado e incompetente. Pode representar os planos privados, os vendedores de equipamentos e os interesses de quem apenas explora o serviço público.

Mas não se revelou mais um bandido ao lado de Bolsonaro. Tanto que saiu do governo por ter contrariado tudo que Bolsonaro queria que ele fizesse.

O criminoso, o destruidor, estava ao seu lado na reunião do dia 22, como mostra o vídeo divulgado hoje.

Teich parecia um cara assustado, com um olhar enviesado em direção a Salles, a cabeça baixa. Não há no vídeo nada que favoreça, mas também que desmereça Teich. Não sei de nada que possa ser desabonador a respeito do médico que não aguentou o tranco..

Mas há a reafirmação de quem é Salles. É o cara sem escrúpulos que, enquanto a pandemia se alastra, aconselha Bolsonaro a tirar proveito do “momento de tranquilidade” em que o único assunto que interessava aos jornalistas era a cobertura do horror.

Por isso peço desculpas a Nelson Teich. Naquela reunião de bandidos, fica claro que o criminoso e um dos maiores representantes da morte no governo de Bolsonaro é Ricardo Salles.

One thought on “O BANDIDO É O OUTRO

  1. Se houvesse alguma instituição séria neste País, o Salles e o miniçtro da educassão receberiam uma visita não programada de um pessoal uniformizado segunda feira as 6 da manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 9 =