O BRASIL ACOVARDADO NÃO MERECE A BRAVURA DE BRUNO E DOM

Têm dito que o Brasil é um país inerte. E para um país inerte fica difícil alcançar a grandeza dos homens desaparecidos na Amazônia.

É difícil que o país tenha uma reação à altura da bravura do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, se os dois nunca mais forem localizados.

Não esperem uma reação que vá além da indignação, quando a indignação sozinha não significa nada.

Um país inerte, alienado, anestesiado, acovardado, odiento não tem como compreender a grandeza de dois homens que se arriscam a fazer pelos povos da floresta o que poucos fazem por eles.

É difícil compreender, no Brasil inerte e bandido, sob o controle de Bolsonaro, que dois homens possam estar tentando fazer alguma coisa na contramão das ações criminosas de civis e militares no poder.

Esse Brasil inerte acompanha manifestações públicas em toda parte, para que Dom e Bruno sejam encontrados com vida. Só assiste. As imagens dos atos mostram cartazes em inglês, porque são de manifestações distantes. Aqui, só há protestos de indígenas e funcionários da Funai. A indignação branca é minguada.

E a Amazônia é aqui. Bruno é um abnegado servidor público brasileiro. Dom é um estrangeiro imerso no drama dos povos que Bolsonaro quer matar, para que os garimpeiros e as mineradoras tomem conta das suas terras.

O drama desses dois deveria ser na essência um drama nosso, um drama do Brasil, mas é a tragédia de um país inerte.

As reações ao desaparecimento dos dois homens amigos dos povos da floresta são quase protocolares.

O Brasil inerte, incapaz de reagir à fome e ao aumento da miséria, é incapaz de compreender o que o desaparecimento desses dois homens dedicados a uma causa representa no contexto do avanço do fascismo.

O Brasil inerte é um país acomodado à própria covardia, incapaz de enfrentar as crueldades da extrema direita como outros povos enfrentam.

O Brasil inerte não soube reagir ao golpe contra Dilma e não soube o que fazer com o encarceramento político de Lula para que Bolsonaro vencesse a eleição.

O Brasil inerte talvez seja hoje uma das nações mais covardes do mundo todo. O desaparecimento de Dom e Bruno só acontece por causa das nossas confortáveis covardias.

5 thoughts on “O BRASIL ACOVARDADO NÃO MERECE A BRAVURA DE BRUNO E DOM

  1. Aquele Brasil inconformado e valente, que lutava e reagia aos milicos golpistas, torturadores e assassinos, não existe mais.
    Infelizmente…

  2. Talvez mereçamos tudo isto que aconteceu desde 2013. Eramos felizes e não valorizamos aquilo que tínhamos. Será LULA capaz de resgatar o que se perdeu?

  3. Na minha adolescência de mochileiro em viagens pela América do Sul, nos anos 70, algumas vezes me encontrei com jovens uruguaios, argentinos, chilenos, brasileiros, entre outros, que se organizavam na cladestinidade pra resistir e combater o fascismo de farda em seus países. Eram destemidos e firmes em seus propósitos. O ideal de igualdade e liberdade era o combustível que movia o jovem daquela época. Passado meio século o idealismo evaporou no Brasil.

  4. Se até hoje não se quer divulgar quem mandou matar Marielle e porque, será que algum dia vamos ter estas respostas para o Bruno e o Dom?
    Talvez seja mais uma daquelas coisas com sigilo de 100 anos..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 5 =