O CONFLITO QUE FICA ESCONDIDO

A grande imprensa brasileira se acovardou diante do mais importante fato político e militar criado aqui pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

O título das reportagens sobre o embate entre Bolsonaro e Mourão seria o mais óbvio:

Guerra divide o governo e provoca racha entre os militares.

Mas os jornais se encolheram e tratam mal inclusive o constrangimento na área diplomática, como se fosse uma questão pontual.

É uma questão de fundo, grave, que envolve diplomatas e o pensamento militar.

Ninguém imagina que Mourão esteja falando só por ele mesmo. Nem o mais ingênuo dos analistas políticos pode acreditar que a posição de Mourão seja apenas uma opinião pessoal.

Mourao fala, como sempre falou (e por isso foi escolhido vice de Bolsonaro), em nome do pensamento médio e hegemônico no meio militar.

Dizer que Bolsonaro e Mourão, e apenas eles, têm opiniões divergentes é de uma ingenuidade monarkiana.

A guerra de Putin expõe ainda mais a confusão que comanda a cabeça de tenente de Bolsonaro e o confronta com a lógica militar clássica de um general.

Não se trata aqui de saber quem está certo ou errado, até porque esse é um debate interminável.

Bolsonaro e Mourão não falam sozinhos. E qualquer analista de questões militares e suas implicações políticas sabe que Bolsonaro hoje está muito mais só do que Mourão.

3 thoughts on “O CONFLITO QUE FICA ESCONDIDO

  1. Um militar incompetente comandando o país; outro incapaz presidindo o conselho da Amazônia; outro comandou uma tragédia na saúde e vários subordinados seus se envolveram em rolos das vacinas. Que soldado teria coragem de ser comandado por algum deles?

  2. Esses são os “líderes” que as forças armadas produzem para o país. Gente desqualificada. Viraram uma milícia fardadoas. Vergonha para o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 5 =