O GESTO CENSURADO

O Fantástico deu a vitória de Lewis Hamilton no GP da Estíria, mas vergonhosamente escondeu o pódio, quando a mais politizada estrela de todos os esportes hoje ergueu o punho fechado e copiou o gesto dos atletas Tommie Smith e John Carlos nas Olimpíadas de 1968 no México.

É mais do que um ato contra o racismo. É o gesto do punho fechado do poder negro, consagrado pelos Panteras Negras americanos nos anos 60.

A Fórmula-1 e a Globo se assustaram com o gesto. Devem aceitar manifestações fofinhas, mas não punhos fechados.

Viva Hamilton.

____________________________________________________________________

OS MILITARES E A RESPOSTA A GILMAR MENDES
Mais duas informações de agora à noite sobre as manifestações de Gilmar Mendes, que condenou a participação dos militares na área da saúde do governo Bolsonaro (Veja textos anteriores, publicado hoje).

A primeira notícia é o apoio do governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), que apoio Mendes em nota no Twitter:

“A cúpula das Forças Armadas deve entender que uma instituição de ESTADO – que exerce monopólio de uso da força em nome da NAÇÃO – não pode estar atrelada ou subordinada a um lado da política brasileira. Pior quando se cuida de uma facção extremista e passageira”.

A segunda notícia é sobre uma possível resposta direita aos militares ao ministro do Supremo. Segundo o Brasil 247, a nota teria sido redigida pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os comandantes das três Forças, Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antonio Carlos Moretti (Aeronáutica).

Mas eles ainda não decidiram se largam ou não a resposta direta a Mendes, segundo o jornalista Caio Junqueira, da CNN.

Sempre lembrando que uma nota genérica foi emitida à tarde pelo Ministério da Defesa, com informações sobre as ações das Forças Armadas no combate à pandemia, mas sem citar o ministro do STF.

One thought on “O GESTO CENSURADO

  1. Em relação ao ato de Hamilton, nota-se uma postura Desafiadora contra aqueles que ainda resistem em não aceitar as tão demoradas e necessárias mudanças sociais. Encara corajosamente as câmeras, assumindo, assim, um protagonismo político de alcance mundial, ausente em outras estrelas Dos Esportes.

    Quanta saudade do Magrão.

    O link abaixo apresenta matéria sobre o reconhecimento do governo americano aos velocistas expulsos da delegação do país após o gesto Mostrado durante a execução do hino:

    https://www.ativo.com/experts/tommie-smith-e-john-carlos/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 7 =