O HUMOR ATRAPALHA?

Tem um grupo de peso aqui no Facebook defendendo que o excesso de brincadeiras com as gafes do governo desvia a atenção das coisas sérias. O humor teria caído nas armadilhas do Bolsonaro e da Damares.
Tenho dois amigos nessa linha, Mario Marona e Maria Lúcia Sampaio, cada um com seus argumentos. Ontem, Marona escreveu:
“Funcionou. Só se fala na Damares nas redes sociais.
Muito pouco sobre perda de direitos em áreas importantes.
Se vamos passar 4 anos sacaneando a Damares e o chanceler, o povo esquece que a oposição existe e o presidente se reelege fácil. Debochar é uma forma de se opor, mas nem tudo precisa virar concurso de meme.
Mas quem sou eu pra pautar a oposição.
Divirtam-se”.
Eu dei um pitaco: “O humor é o aquecimento para a resistência”.
Maria Lucia (filha do grande Sampaio, o pai de todos os chargistas e cartunistas gaúchos) indagou: “Resistência sem partido e sem lideranças, Moisés Mendes?” Maria Lucia reclama da apatia dos políticos e partidos.
E aí então veio o depoimento do Renato Aroeira, pra mim o maior chargista brasileiro há muito tempo: “Maria Lucia Sampaio, enquanto vocês “sérios” encontram suas lideranças e suas organizações, vou memerizando os cretinos, chargeando os idiotas e rindo. Rindo enquanto sou processado pelo Bolsonaro e sofrendo outras ameaças. Pelo visto, o outro lado vê mais sentido no que faço do que vocês. Lamento, mas concordo MUITO com o Moisés Mendes”.
E o debate continua. Mas eu faço uma sugestão: leiam O Humor é Coisa Séria (Editora Arquipélago), do psicanalista Abrão Slavutsky. Ali está dito em detalhes, com pesquisa, com reflexão, com a leveza da erudição e do texto do Abrão, porque o humor é historicamente arma poderosa de luta e resistência.
E leiam também Ria Por Favor, que a Maria Lúcia editou com cartuns e charges do pai dela, José Miguel Pereira de Sampaio.
(E claro que a charge que está aí é do Aroeira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 2 =