O NEGACIONISTA QUER VACINA

Empresários, fazendeiros, artistas, amigos dos prefeitos e canalhas em geral estão furando a fila da vacina.

O negacionismo da extrema direita é de discurso, para enganar otários que levam a serio a crença bolsonarista na cloroquina.

Negacionista fura-fila quer vacina, de preferência antes de médicos, enfermeiros e idosos.

O fura-fila gostaria de ser aplaudido passando na frente de uma enfermeira que enfrenta a guerra diária contra o coronavírus.

_________________________________________________________________

É NORMA
Na ditadura, poucos ficavam sabendo das torturas por asfixia.
Hoje, a tortura por asfixia é parte das políticas de saúde pública.

__________________________________________________________________

CHARGE

__________________________________________________________________

A POSIÇÃO DO CONSELHO
Não divulguei no dia, fui cobrado por médicos e divulgo agora uma nota do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul sobre as políticas de combate à Covid-19.

Parece uma nota atrasada, mas vale a intenção. Eis a íntegra:

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), entidade que fiscaliza e regulamenta o exercício da Medicina no estado, vem a público manifestar:

1) Apoio à vacinação como forma de combate efetivo à disseminação da Covid-19.

O processo de liberação de vacinas, sabidamente longo e que passa por inúmeras comprovações da ciência, foi priorizado devido à situação de calamidade na saúde pública. Diversos países já iniciaram a vacinação.

O longo histórico de competência e responsabilidade das instituições brasileiras que estão trabalhando no desenvolvimento, na supervisão de fabricação e na distribuição das vacinas, no atual momento, é imperativo e indubitável. Reiteramos que, devido às experiências comprovadas anteriormente, série de doenças foi erradicada no país, e será com o trabalho dessas instituições que teremos na vacinação da população arma fundamental no combate à pandemia.

2) Defesa da boa Medicina.

Defender a Medicina baseada em princípios científicos e nas melhores evidências é a nossa obrigação. A divulgação de tratamentos não comprovados cientificamente é considerada ilícito ético, de acordo com o artigo 113 do Código de Ética Médica, que também preconiza a autonomia do médico e do paciente para decidir sobre o melhor tratamento, desde que tenha sua eficácia atestada pela ciência.

O Cremers espera dos gestores públicos que se empenhem em proteger a população, utilizando-se dos conhecimentos científicos comprovados associados à vacina, bem como de informações claras e acessíveis sobre a segurança e sobre quem receberá a imunização e de que forma.

3) Importância das medidas de prevenção.

À população, o Cremers ressalta que é fundamental que sejam mantidas as medidas de prevenção que já se provaram eficazes e que podem salvar vidas: uso de máscaras, higienização de mãos, superfícies e objetos, e manutenção e respeito ao distanciamento social. Cada indivíduo tem seu papel em proteger a vida e a saúde de todos.

Porto Alegre, 15 de janeiro de 2021.

3 thoughts on “O NEGACIONISTA QUER VACINA

  1. Caro Moisés, a nota do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul não parece atrasada, está atrasada há pelo menos uns seis meses. Onde estavam ? entubados ? em coma induzido ?
    Com esta celeridade não admira que seus obedientes colegas estejam por aí prescrevendo kits-covid à população. Estamos mal de Conselhos também !

  2. Se uma das exigências do Conselho gaúcho para as autoridades públicas é o empenho para a proteção da população, o mínimo que o Conselho pode fazer é proteger a mesma da ação de charlatães diplomad@s, iniciando processos de apuração de suposta conduta enviesada no exercício da função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 8 =