O povo diante dos apelos de Lula e da sabotagem do Centrão, da Globo e da extrema direita
Esse é um alerta bíblico que sempre se renova: não se excedam na romantização da sabedoria popular, porque são muitos os casos dos que exageraram e acabaram se quebrando.
Quebram-se as idealizações, como também são frustradas as sabotagens contra o povo antes dadas como infalíveis. E o que temos hoje é o povo sendo testado mais uma vez, em momento grave e fora de período eleitoral, se é capaz de discernir entre quem o defende e quem conspira contra seus direitos e interesses.
Não é pequena a dúvida sobre as possíveis reações da população à decisão de Lula e de Haddad de pegar o megafone e gritar: o Congresso e os super-ricos são inimigos de vocês.
Dará certo? Agrega-se a essa a dúvida a interrogação sobre os efeitos políticos das investidas em direção contrária, da direita na Câmara e no Senado, dos jornalões, do agro e da Faria Lima, na tentativa de dizer ao povo que não é por aí, porque isso é luta de classes e nunca dá certo.
Teremos, depois de uma longa caminhada dos governos de Lula e Dilma em direção ao centro, desde a primeira eleição em 2002, um retrato da cara do povo diante das provocações para que olhe para a esquerda. Uma imagem que só vai aparecer mesmo em 2026, mas que começa a ser esboçada.
Depois de 22 anos da consolidação do lulismo – em meio a avanços e recuos, um golpe, uma prisão e o surgimento do bolsonarismo –, que cara tem o povo?
Que cara tem hoje a velha classe média que carregou as bandeiras do lulismo, até virar um camaleão com autoestima fragilizada, perdas, desilusões e ressentimentos? E o que pensa mesmo a nova classe média surgida dos governos do PT?
O megafone de Lula e Haddad conseguirá fazer chegar ao povo a mensagem de que é preciso reagir, antes que o centrão e a extrema direita destruam tudo o que é ou deveria ser da maioria dos brasileiros?
Teremos nos próximos dias, por inevitável, as primeiras testagens dos humores desse povo nas estranhas pesquisas do Datafolha. O instituto que pergunta até se o povo se incomoda com os próprios odores deverá ouvir as ruas para saber se o Congresso é mesmo o vilão.
Lula e Haddad estão certos, ou o melhor é apostar na hipnose do novo bolsonarismo moderado? Esse neobolsonarismo que talvez não negue vacina, como Bolsonaro negou, mas sonega direitos sociais e protege os ricos.
O problema, e só um deles, é que o povo mora nas cidades por onde circula a fartura das emendas de R$ 50 bilhões por ano das facções do Congresso. Algumas comunidades se consideram super-ricas.
Os povos de Itaqui, Massaranduba, Junco do Maranhão e Itapipoca podem desconfiar dos seus deputados em Brasília, se os prefeitos e os vereadores dizem que devem confiar? Como vão desconfiar, se prefeituras e Câmaras Municipais estão tomadas pela prosperidade da direita?
Não se frustrem os que esperam desconfianças, considerando-se que as Assembleias Legislativas dos Estados são controladas pelo poder de pastores, militares e donos dos bois que viraram deputados. Como enxergar o Congresso como uma deformação antipovo, se Câmara e Senado são a extensão ampliada do poder de cidades sequestradas por essa gente?
Para chegar ao povo, a mensagem de Lula e de Haddad sobre direitos e justiça tributária tem que romper a barreira de proteção da direita nas paróquias de todos os tamanhos, da grande Campinas à minúscula Kaloré, no Paraná.
As cidades estão empanturradas com a dinheirama das emendas. Empreiteiros, prefeitos, vereadores e todos os que compram e prestam serviços se refestelam em milhões que movimentam obras, desvios e todo tipo de falcatrua.
É para esse povo, que a direita nunca controlou com tanto dinheiro – e tanto suporte religioso das estruturas do ultrarreacionarismo, no Congresso, em Assembleias, prefeituras e câmaras de vereadores –, que Lula e Haddad estão falando. Não vai ser fácil.
Ué o colunista que tanto prega coragem é ENFRENTAmento agora arregou?
Todo mundo sabota o coitadinho do Lula, que faz tudo certo. Até CNH de graça ele dá para os pobrezinhos que não podem comprar veículo motorizado, e mesmo assim ninguém gosta dele.
As pessoas são malvadas. Só o Lula e o PT são bonzinhos.
O que pode ser o início do enfrentamento é ir pro pau contra o congresso venal. O eles contra nós pode ser o fator unificante do discurso de 30% do eleitorado, aquele que é engajado.
Agora vai com o “fator unificante”. Agora vai…
Qua Qua Qua!!! Deu agora no G1
“Presidentes de partidos veem Lula distante e dizem que nunca foram procurados para reuniões
Em meio a crise com o Congresso, caciques revelam distância em terceiro mandato. Chefes de partidos que comandam ministérios relatam interações com Lula apenas em eventos.”
O Lula não sabe que os parlamentares desejam falar com ele, e os parlamentares querem, mas não conseguem falar com Lula! Por que será?
“Lula já demonstrou a aliados o interesse em se aproximar dos presidentes das legendas, de maneira a afinar a governabilidade do seu terceiro mandato. Apesar disso, os comandantes partidários deixam claro que isso nunca aconteceu.”
Qua Qua Qua! Por que será que o Lula tem vontade de conversar, os parlamentares também, mas os encontros não acontecem?
Qua Qua Qua!!!
“fontes próximas ao presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, deixam clara a insatisfação pela falta de convites de Lula e apontam que ele jamais foi convidado por Lula para discutir o cenário político ou trabalhar por uma melhor sinergia entre o partido e o Palácio do Planalto.”
Ué? Que estranho, não? Kkkkkkk
“presidente do União Brasil, Antonio Rueda, foi taxativo: “Desde que assumi a legenda, jamais fui chamado por Lula para uma conversa.” ”
Ué? Por quê?
Xanxa 2026 (eu sou comissionado, amo a Xanxa! Ela é empoderada. Amuela)
Bola tres, com inimigos na
Trincheira, nao se conversa, apenas expuse-os. Lula está certo, eles que roeram a corda,
Aninhando-se ao que tem de pior em brasilia.. nao tem que conversar porcaria nenhuma com esses traíras.
Pedro, você já se aposentou. Pode falar que a Xanxa tomou o controle e implodiu o governo do marido.
Seja corajoso, Pedro. Você tem direito garantido, o Lula não vai cortar sua aposentadoria só porque você falou mal dessa mulherzinha
Pode falar, Pedro!
Bola tres, com inimigos na
Trincheira, nao se conversa, apenas expuse-os. Lula está certo, eles que roeram a corda,
Aninhando-se ao que tem de pior em brasilia.. nao tem que conversar porcaria nenhuma com esses traíras.
Deixe de ser burro, Pedro!
Desde o início do governo é assim. Pare de ser burro.
Mas se você é comissionado, tudo bem. Aí é preciso defender o Lulão e a esposa dele. Ninguém quer perder a boquinha por causa de política.
Slogan para a campanha de retomada: IMPOSTO É COISA PRÁ RICO.
Kkkkkkkkk O Jérsu é um jênio.
Se alguém lançar um slogan desses, o brasileiro vai querer pagar mais imposto, pois entenderá que imposto é algo chic, exclusivo, para ricos.
O Jérsu é jênio.
Nunca se pode prever o que um Congresso pusilânime dominado pela direita deste país é capaz de fazer. Sempre pode piorar, é claro, mas a disputa com essa gente tem que ser pela política. Quem sabe a própria esquerda não reencontra o rumo.
kkkkkkkkkkkk Quem sabe a esquerda não reencontra o rumo kkkkkkkkk vc já viu MORTO reencontrar o rumo ? A esquerda tá mortinha da silva. Morreu junto com a luta de classes, a CLT e os sindicatos de pelegos. REPOUSE EM PAZ.