O QUE ELES PENSAM DO BRASIL

A gafe do momento, que deverá ser tratada com habilidade pelo futuro embaixador brasileiro em Washington, ampliou o erro mais repetido pelos americanos em relação ao Brasil.
É comum que eles digam que Buenos Aires é capital do Brasil. Agora, o secretário de Comércio deles, Wilbur Ross, disse que esteve em Buenos Aires, capital da Argentina. Já não é mais apenas Buenos Aires, capital do Brasil. É tudo junto.
Pois Ross (ou a equipe dele) cometeu essa gafe, em nota que está no site do departamento de Comércio, dois dias depois de ter visitado o Brasil. O homem pensou todo o tempo que estava em Buenos Aires.
Aproveito e conto uma história. No início dos anos 90, um grupo de jornalistas brasileiros participou de uma série de encontros com autoridades, empresários, professores, brazilianistas e outros curiosos (incluindo, acredite, até sindicalistas) sobre o Brasil.
Foram três semanas muito interessantes, num programa anual para jornalistas, por convite individual do governo americano a cada um dos profissionais.
Eu era da equipe de editores de Economia de Zero Hora e estava nesse grupo. Pois numa visita ao Departamento de Comércio, fomos levados à sala do representante dos negócios com o Brasil.
O encarregado nos recebeu sentado diante de um imenso mapa do Chile na parede. Ao final da entrevista ao grupo, perguntei o que o mapa do Chile estava fazendo no escritório que tratava de negócios com o Brasil.
O homem, muito simpático, disse que era apenas um enfeite na parede. Rimos e fomos embora. Estamos rindo de coisas assim até hoje.
Mas quem mais ri hoje é o filho de Bolsonaro, que irá direto de Buenos Aires para Washington.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 2 =