O santo argentino

gauchito2

Fiquei sabendo da santificação de um argentino conhecido como o padre gaúcho e achei que o meu santo clandestino tinha finalmente virado santo oficial.

Mas não era o Gauchito Gil, o santo que carrego na carteira, mas o padre o José Gabriel del Rosario Brochero, conhecido como o padre gaúcho.

Gauchito Gil talvez nunca vire santo, porque era um Robin Hood argentino do século 19. Morreu e virou milagreiro. Mas agora, com esse Papa valente, quem sabe…

Essa imagem que mostro aí é do santinho de papel que ganhei de uma simpática família de andarilhos argentinos em 2001.

Eu o Fernando Gomes fazíamos uma reportagem sobre a crise que destruía o país com o fim da dolarização e encontramos a família na estrada. Saíram em viagem para pedir um milagre.

O chefe do grupo me deu o santinho. Guardo pelo afeto daquela família e por causa da minha memória de infância de casas com santinhos espalhados por todo lado.

Quando me sinto numa encruzilhada, digo (e digo mesmo): Gauchito, me ajuda.

Sei que ele tenta e se esforça e só não interfere quando não pode mesmo. Gosto de carregar esse santinho na carteira. É como se os santos amigos da minha avó, da minha mãe e das minhas tias também estivessem por perto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 2 =