OS COMPROMISSOS DE TORELLY E LÚCIA KOPITTKE NA ELEIÇÃO DA OAB

Não sou advogado, mas decidi compartilhar informações sobre a chapa de Paulo Torelly e Lúcia Kopittke para a OAB do Rio Grande do sul. Sim, é meu engajamento possível.

É também minha contribuição como jornalista em defesa de uma OAB ao lado do mais elementar direito às liberdades e dos compromissos com a democracia.

Parece óbvio que deva ser sempre assim, com uma entidade da grandeza da OAB, mas nem sempre é. Os advogados e os operadores do Direito conhecem bem a trajetória dos candidatos. São três as chapas que estão concorrendo.

Abaixo, informações sobre a chapa de Torelly e Lúcia Kopittke e sobre as eleições, que recebi da jornalista Inara Claro:

A Chapa SOMOS TOD@S OAB – MUDA OAB/RS! já está preparada para disputar as eleições na OAB/RS no dia 22 de novembro deste ano. O Dr. Paulo Torelly será candidato a presidente da OAB/RS com a Dra. Lúcia Kopittke, candidata a vice-presidente. Atual vice-presidente do IARGS e primeira mulher a integrar a lista sêxtupla da OAB/RS ao Tribunal de Alçada (1989), a Dra. Lúcia Kopittke está convencida da urgência de mudança na OAB/RS, em defesa da advocacia. Dois nomes com representatividade e, acima de tudo, ideais e história de trabalho pela dignidade e efetiva inviolabilidade constitucional da advocacia, gravemente comprometida nos tempos atuais.

Defensor implacável da advocacia, o Dr. Paulo Torelly destaca que “a pandemia explicitou o descaso e o abandono da advocacia pelos atuais dirigentes da OAB/RS”. Para ele: “No dia em que cada uma das advogadas e advogados do RS puder dizer que a OAB faz diferença na sua atuação profissional, a entidade de Sobral Pinto, Raimundo Faoro e Seabra Fagundes, dentre tantos exemplos de coragem e combatividade profissional, fará as pazes com o conjunto da profissão e de toda a sociedade e o Brasil e a advocacia serão maiores do que nossos problemas”.

Com o seu currículo excepcional, a Dra. Lúcia Kopittke concorda com o Dr. Torelly e afirma que: “Os advogados precisam voltar a ser respeitados e terem condições de exercer seu trabalho, como participantes da Justiça, conforme lhes assegura a Constituição. A advocacia não pode ter sua coluna vergada, neste momento tão importante de nossa história”.

SERVIÇO
As eleições das diretorias e conselhos da Seccional e das subseções, serão realizadas no dia 22 de novembro de 2021, quando serão preenchidos os cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 106 subseções ou conselhos subseccionais.

Neste ano, as eleições deverão ocorrer em plataforma on-line. Os eleitores poderão votar de onde estiverem, utilizando seu smartphone, computador ou tablet. Além disso, também serão instaladas seções eleitorais em todas as subseções.

CURRÍCULOS
PAULO TORELLY
Advogado Público. Secretário-Geral Adjunto da OAB/RS (1998). Doutor pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito do Estado (PUC/RS). Especialista em Direito Processual Civil (PUC/RS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS (1988). Integrante do Movimento Muda OAB/RS. Membro do IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul) e do IBAP (Instituto Brasileiro de Advocacia Pública). Procurador do Estado do RS; Secretário-Geral Adjunto da OAB/RS (1998); Procurador-Geral do Estado do RS (1999-2002), Procurador-Geral do Município de Canoas (2013-2015). Atualmente atua na Procuradoria da Fazenda Pública Estadual e é Professor de Direito Constitucional.

LÚCIA KOPITTKE
Advogada eleitoralista e de Direito de Família. Vice-presidente do IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul) e integrante do instituto há mais de 30 anos, tendo sido Diretora Secretária e Diretora Financeira. Professora de Direito Processual Eleitoral. Presidiu a Comissão Eleitoral da OAB/RS nas eleições de 2009, 2012, 2015 e 2018. Juíza do Tribunal Regional Eleitoral do RS, representação da advocacia (2002-2011). Primeira mulher a integrar a lista sêxtupla da OAB/RS ao Tribunal de Alçada (1989). Conselheira da OAB/RS (1989-1990) com atuação na 1ª Comissão de Ética e na defesa da interiorização da ordem. Agraciada com a Comenda Oswaldo Vergara da OAB/RS em 2009.

CONTATOS:
Dr. PAULO TORELLY – Candidato a Presidente da OAB/RS / Fone- whats: 51 99343-3531
Dra. LÚCIA KOPITTKE – Candidata a Vice-Presidente da OAB/RS / Fone – whats: 51 992672104
Inara Claro – Assessora de Imprensa / Fone – whats: 51 999354765

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 1 =