Os desaforos do fascismo testam Alexandre de Moraes

Jornalistas que fingiram acreditar numa bobagem estão telefonando para Michel Temer para saber o seguinte: os filhos de Bolsonaro e outros emissários de Trump e Elon Musk podem assustar Alexandre de Moraes?

A outra pergunta que fazem ao ex-presidente é essa: é verdade que o senhor foi convidado a ser o vice de Bolsonaro em 2026, se o inelegível voltar a ser elegível?

A bobagem que leva parte do jornalismo da grande imprensa a consultar o ex-presidente é mais do que uma especulação, é quase uma fake news. Temer seria um escudo como vice poderoso de Bolsonaro.

Nas respostas que já ganharam manchete, o entrevistado diz que o ministro indicado por ele não teme pressões e ri da especulação sobre a sua volta à política nos braços da extrema direita. A um dos repórteres, disse: “Achei estranhíssimo”.

A história da candidatura, espalhada pelos jornalistas amigos da família, é mais uma tentativa de criar fatos pró-golpistas. Esse agora sobre Temer tem a intenção de criar também um constrangimento: o padrinho de Moraes poderia ser a bala de prata do chefe das facções cercadas pelo próprio Moraes.

O golpista de 2016 não é tão amador. Mas assim será a partir de agora, com a extrema direita fortalecida pela eleição de Trump. Todos os dias teremos notícias dos filhos de Bolsonaro e seus ajudantes mandando recados a Moraes.

Para que devolva o passaporte ao pai e para que não resista à ideia da anistia aos golpistas em articulação no Congresso. Agora, nós somos os amigos de Trump, de Musk e da América, esse é o recado.

Os avisos, alguns do próprio Bolsonaro e em tom de desaforo, tentam intimidar o ministro em relação não só ao chefe do golpe, mas a golpistas militares e civis que estão nos inquéritos à espera de conclusão da Polícia Federal e de resolução de Paulo Gonet na Procuradoria-Geral da República.

É claro que a turma não está preocupada com os manés do 8 de janeiro, mas com os que empurraram a manezada para a invasão de Brasília. Tentam salvar os chefes, começando por Bolsonaro, para livrar também grandes empresários que as corporações de mídia esqueceram, porque devem ser protegidos.

Esse é o cenário pós-eleição municipal e pós-eleição de Trump. O voto já cumpriu sua função esse ano, aqui e lá fora. No Brasil, uma eleição só vai se repetir em 2026, nas disputas de mandatos para deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidente da República.

Até lá, todo o tempo disponível é, com prioridade, do sistema de Justiça. É o tempo do fim da hibernação do Ministério Público e do Judiciário.

Enquanto o tempo corre, sabemos que o próprio Trump enviará recados diretos ao STF. E que Elon Musk fará o mesmo, descaradamente. É só esperar.

Nos Estados Unidos, o previsível é que a Suprema Corte de maioria conservadora, há muito tempo leniente e acovardada, será amordaçada e transformará os processos contra Trump em bolos abatumados.

Aqui, o tempo corre mais rápido contra MP e Supremo, e ninguém deve descartar a hipótese de que, com novas circunstâncias e imprevistos, mais adiante a inércia também abatume muito do que existe contra o golpismo.

Intensifica-se a ofensiva da extrema direita para testar as forças e os limites de Gonet e Moraes. O tempo para a resposta ao cerco do fascismo passa a ser contado em dias e semanas, e não mais em meses e anos.

2 thoughts on “Os desaforos do fascismo testam Alexandre de Moraes

  1. A esquerda lulopetista é muito engraçada: acusam Michel Temer de ser um GOLPISTA. Que Dilma Rousseff foi vítima de um GOLPE de ESTADO. Mas esse “golpista” de 2016 foi quem indicou Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal. Então, por princípio de lógica elementar, segundo a esquerda lulopetista, Alexandre de Moraes é beneficiário direto de um GOLPE DE ESTADO. Estou errado ? Me corrijam, por favor. Talvez eu tenha faltado às aulas de Massinha i e Massinha II.

  2. A única atitude decente do golpista temer enquanto ocupou indevidamente a poltrona presidencial foi indicar o Xandão para o STF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 2 =