Os golpes de banqueiros e bolsonaristas funcionam porque muitos acreditam neles
É pretensa e genericamente moralista a abordagem que prevalece, na grande mídia e nas redes, sobre o caso Master. O que mais se expressa é o espanto: como puderam fazer isso com os que confiaram no pagamento de juros tão altos?
E temos então o que sabemos sobre a pirâmide, o rombo nas contas do Master, as mutretas com gente do Banco de Brasília, a promiscuidade com políticos, a leniência do Banco Central e o desespero de parte da grande imprensa.
Mas o que predomina é, a partir dessas anormalidades, a pauta que puxa a conversa para as questões éticas, incluindo a quase lenda do contrato da mulher de Alexandre de Moraes com o banco.
Essa é a pauta de Marcelo Rubens Paiva em artigo na Folha, no qual admite que aplicava dinheiro no banco e que teme agora levar um calote.
O escritor atribui a tentação ao fato de que “os papéis eram oferecidos efusivamente por assessores da nossa personal fintech”. A fintech era efusiva, o aplicador aderiu à efusão e aconteceu o que se sabe.
É raso demais apontar o dedo para os aplicadores e dizer: ah, caiu na pirâmide do Daniel Vorcaro. Assim como é fácil, pelo ponto de vista da vítima, atribuir tudo aos ‘outros’.
Os outros são as fintechs efusivas em demasia, os que fizeram propaganda aberta para o banco, os que ajudaram a expandir o boca a boca e todos os que teriam sido cúmplices de Vorcaro.
Tratavam o Master como tratam todas as corporações e marcas do mercado financeiro, onde quase tudo é considerado normal, até o envolvimento da Faria Lima com o PCC.
Mas o tamanho do estrondo, principalmente nos jornalões, expôs desde o começo que há mais do que poupadores ‘simples e normais’, como Rubens Paiva, nessa história.
Há o que no Rio Grande do Sul se define como vítima de talagaços. Pelo tom de desespero da cobertura, percebe-se que há danos grandes não só para o que chamam genericamente de mercado. Há danos pessoais e empresariais pesados, o tal talagaço, o estrago das grandes perdas.
E aí a abordagem pretensamente moral não vale nada. Porque até a última aplicação, antes da implosão do banco, tudo parecia normal na anormalidade de quem pagava o que ninguém mais estava pagando.
Rubens Paiva, jornalista esperto, uma cabeça brilhante, escreveu na Folha:
“O banqueiro ostentação Daniel Vorcaro, figurinha carimbada da tradicional sociedade mineira, descobriu os furos do queijo suíço brasileiro, o poder, para praticar o golpe do século, tão manjado quanto a ameixa de um manjar branco, e montou uma pirâmide financeira”.
É como cair, muito antes das fintechs efusivas, no golpe do pacote, que só funcionava quando aplicado nos outros, até que um dia acontece com a gente. A abordagem moral não pode se manifestar só quando nós somos a vítima.
Os que levaram o talagaço estão sabendo, tanto quanto os que votaram em Bolsonaro em 2018 e em 2022 e podem votar em Flávio ou Tarcísio em 2026, que é tudo uma fria, é tudo pirâmide e golpe do pacote financeiro ou político.

A corrupção não pode ser tratada como uma questão moral?
MINHANOSSASENHORA!!!
Faltou o Moisés, por medo da dona Viviane, dizer que o Master é um banco progressista-Antifascista.
A PF hoje acordou muito moralista.
Quem se comporta como ganancioso, querendo ganhar muito e rápido, tem mais é que levar ferro. O esperto prospera onde existem otários em profusão.
Como?
Olha o que o petismo defende! Defende que o Vorcaro, por ser esperto, está certo em cometer fraude bancária contra gente gananciosa.
Gente do céu! O Neri já falou que é certo empregado roubar o patrão, agora o outro petista aqui defendendo fraude bancária.
Aonde vocês vão parar?
O Haddad e o BC estão muito moralistas também. Oras, meu caro Haddad, é só uma fraude, não é uma questão moral. É do jogo, é da vida!
https://g1.globo.com/economia/noticia/2026/01/13/haddad-diz-que-bc-faz-trabalho-robusto-no-caso-do-banco-master-e-diz-que-foi-a-maior-fraude-bancaria-do-pais.ghtml?_gl=1*zhilol*_ga*YW1wLXNsYTg0VTNrVWlxSmtOVWhvaGhtT1NkS3MyeC1UQmJfbl8xNTVaOTVZRGtvYXFnN1h5ZWF5ZmJ4WS0wRnNPV2g.
Tem gente que não entende o que lê porque não aprendeu interpretação de texto. Outros, por canalhice, má-fé, hipocrisia, distorção, mentira e seletividade criam suas próprias versões, não é mesmo, Guinho fascistinha? Aponte onde está escrito pelo Moisés que corrupção não pode ser tratada como questão moral. Goebbels, ministro de Hitler, percebeu logo cedo que o fascismo – seja o de ontem ou o de hoje – sempre irá precisar de mentiras e de distorções para vicejar. Como se vê, fizeste a lição de casa direitinho.
Leia o texto do Fucs no Uol. Ele fala das milícias digitais petistas e da etiqueta “fascista” que você colam nos outros.
Eu sou de esquerda, por que você me xinga de nazi-fascista?
A mensagem recebida por Dallagnol de Moro, o verdadeiro líder da força-tarefa e do lawfare montados para facilitar o golpe e a prisão de Lula com auxílio estadunidense, não foi ‘In Fux we trust, Guinho neofacistinha? Após declarar que Nandinho é teu alter ego, vejam só o ‘luminar’ do STF ao qual recorres para servir de muleta ao teu comentário!
Como gostas de ser repetitivo com essa história estapafúrdia de ser de esquerda, vou redizer: vira-latas não têm pedigree para ser de esquerda e, do mesmo modo que és ressentido por nunca ter trabalhado na bosta da Folha, apesar de tua sabujice, morrerás recalcado por querer ser esquerdista sem abrir mão de seguir a cartilha da extrema direita. Definitivamente, ser de esquerda não é uma etiqueta que pode ser colada em um peito qualquer!
E sim, Guinho, a essência direitista da bosta da Folha não muda com a inclusão de cadernos e mais cadernos como a Ilustrada e Ilustríssima e a contratação de articulistas de esquerda ou progressistas. Para tranquilizar os milicos golpistas e torturadores de 64, Roberto Marinho disse-lhes claramente que sabia quem contratava para a sua equipe de jornalismo e que ele próprio cuidava de seus esquerdistas. Com os Frias não é diferente. Simples assim.
José Fucs, não Luiz Fux.
Que xarope!
Quem é o xarope? O ministro Fux ou o teu Fucs? Ou ambos? Tal qual você, Fux é sabido que não tem pedigree. Será que o teu Fucs tem? Será que as tão poderosas ‘milícias digitais petistas’ também já colaram etiqueta nele?