Os sons ao redor

mafalda

Eu até ouviria em casa algumas músicas que meu vizinho me obriga a ouvir. Mas eu não ouço música em volume alto. E quando vem da casa dos outros, aquela não é a música que quero ouvir. Então, essa história de que o vizinho não ouve só pancadão não é um consolo.

Ouço tudo o que não quero nos fins de semana e muitas vezes durante a semana mesmo. E não é o som do cortador de grama, da musiquinha do caminhão de gás (que não deveria existir, segundo a lei) ou do aspirador de pó do homem que limpa o carro duas vezes por dia. Às vezes, é bossa nova das antigas.

Mas ninguém aguenta João Gilberto sábado e domingo. E agora ainda morre o Leonardo Cohen. E o vizinho descobre o Leonardo Cohen.

É a música alheia que incomoda, não necessariamente a alta como a de festas eventuais (o que é aceitável). É a música-mosca varejeira, que fica zunindo, alternando som alto e médio, que às vezes parece sumir e volta, mas é intermitente, como se estivesse em um chip descontrolado dentro da nossa cabeça.

O som de mosca-varejeira é o pior, porque é uma agressão às vezes sutil, que consome nosso estoque de tolerância com a vida em comunidade. Reclamar? Não tem pra quem.

Só se fosse para alguém da força-tarefa da Lava-Jato, porque eles são durões. Mas o pessoal da Lava-Jato só reagiria se a música fosse de alguém do PT. O Aécio, por exemplo, pode ouvir música alta quando quiser.

O certo era fazer valer para tudo, e inclusive casas e apartamentos, a lei que vale desde outubro para os carros. Desde outubro, qualquer som que saia de um carro, baixo ou alto, provoca multa. Não sei se estão fiscalizando, mas a lei existe. O grande teste será no veraneio deste ano.

Mas e a música-varejeira que vem do vizinho? Mais a voz de locutor de quermesse do Temer, com aquelas frases do século 19 (e não há lei que controle), a voz do Meirelles com um ovo na boca anunciando a austeridade todos os dias, o som da voz do Serra… Os sons estão cada vez mais insuportáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 3 =