Os três charutos cubanos

cuba

Estes três charutos cubanos estão no meu escritório há mais de 10 anos. Os anéis de papel de identificação estão esbranquiçados, já sem a marca, mas os três charutos têm nome: Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos.

Os outros charutos que vieram de Havana junto com esses três foram consumidos enquanto fui fumante, antes de ganharem nomes. Os charutos foram um presente dos meus amigos Mário Marcos de Souza e Maria Helena, quando estiveram em Cuba.

Mário Marcos me entregou aquele monte de charutos, que eu pensei em socializar com o Kadão Chaves. Kadão entende até do tipo de fumaça que cada um produz. Depois, pensei bem e, por egoísmo, por ser um socialista bastante imperfeito, acabei ficando com todos.

Guardo os três charutos pela força afetiva que carregam e porque me levam a Havana. Já estive em Porto Rico, ali do lado, onde fui a trabalho, mas planejei e adiei viagens e nunca visitei Cuba, apesar de me acusarem de ser comunista.

Pois me lembrei dos presentes agora porque li na Folha que os turistas que foram a Cuba para os funerais de Fidel estranham que não há souvenirs à venda com a cara dele em Havana.

Não há chaveirinhos, canecas, camisetas. As lembrancinhas do comandante morto, que muita gente achou que encontraria em qualquer parte, não existem em Cuba.

Cuba não ganha dinheiro com a morte. A repórter Sylvia Colombo conta que as lojas podem vender apenas camisetas com a imagem do Che, porque Che é um mito. Mas nada de Fidel.

Quem sabe mais adiante? Quem sabe… Por enquanto, o comunismo trata bem da sua reputação e da imagem de seu chefe.

Penso nisso e olho para os meus três charutos e penso nas virtudes e nos defeitos de Cuba. Mas penso principalmente que a direita e suas assemelhadas, que tentam tirar proveito até de tragédias, nunca entenderão o que há de respeito e de dignidade numa atitude como essa de não ganhar dinheiro com a imagem do líder que morreu.

 

2 thoughts on “Os três charutos cubanos

  1. Mais uma vez admiro a sua sensibilidade e a sua capacidade de deixar claro, pra quem não sabe, que Cuba foi esse baluarte de resistência contra tudo e todos por força da sua capacidade revolucionária e pela dignidade deste povo. Fidel era o timoneiro deste processo e o povo cubano reconhece isso E sempre lhe prestará a devida reverência. Moisés, tu és especial. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 3 =