Os velhos e velhacos das facções que atacam Lula

Direita e extrema direita acrescentaram um agravante aos defeitos que identificam em Lula. Diziam que não ele tinha diploma e não tinha um dedo e agora repetem todos os dias que Lula está velho.

O Estadão publicou esses dias essa chamada de capa, de texto assinado pelo economista Luis Eduardo Assis:

“Economia não é suficiente para explicar colapso de popularidade: Lula e PT envelheceram”.

Carimbam o partido e seu líder como velhos, repetindo uma tática disseminada como prioridade nesse início de ano pelo velho conservadorismo e pelo novo fascismo.

O velho a que se referem é mais do que o antigo ou desatualizado ou fora do tempo. Chamar de velho, nessas situações, é o jeito desqualificador de definir alguém como superado por ser imprestável, traste sem força ou caindo aos pedaços.

E esse é um cerco articulado por velhos que atuam no jornalismo, no que chamam de ciência política e no pensamento econômico. Lula é chamado de velho, aos 79 anos, por facções formadas por velhos.

Envelheceram e continuam ativos os principais líderes dos pensadores do antilulismo, do anticomunismo e do antipetismo, nas mais diversas áreas, principalmente nos jornalões e seus derivados.

JR Guzzo, o colunista preferido dos fascistas, está com 81 anos. Alexandre Garcia tem 84 anos. William Waack, 72 anos; Merval Pereira, 75 anos; Augusto Nunes, 75 anos; Eliane Cantanhêde, 72 anos; Dora Kramer, 70 anos; Carlos Alberto Sardenberg, 78 anos.

Luis Eduardo Assis, o autor do artigo do Estadão citado acima, é economista e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central e tem 67 anos. Pode andar de ônibus de graça e pagar meia entrada no cinema.

Assis é protegido desde os 60 anos pelo Estatuto do Idoso. Pela linguagem que eles usam para atacar os velhos, é alguém que está, ainda no gerúndio, ficando velho.

O ídolo de quase todos eles, mesmo dos que não assumem a idolatria, foi ou ainda é Olavo de Carvalho, que morreu com 74 anos e na ativa. Donald Trump, em quem votariam antes do arrependimento agora contido, tem 78 anos. Bolsonaro chegou aos 70 anos.

Steve Bannon, gênio das lições do marketing do ódio da base política que sustenta essa gente, chegou aos 71 anos. O orientador religioso de boa parte do contingente que acompanha esses velhos pensadores da extrema direita, com Deus acima de tudo, chama-se Edir Macedo. Está com 80 anos.

É uma velharada intelectualmente musculosa e atuante, dedicada ao esforço de atacar Lula, o PT, as esquerdas e todas as possibilidades ao redor do lulismo, mesmo as de centro.

Por que atacam? A velharia de direita não se acha velha? Sabe que é velha, sente-se velha, vive como velha, pensa como velha, mas finge não ser velha. São velhos vivendo, na última etapa da vida, a pior experiência da velhice, a da subserviência aos poderosos.

E todos eles, quase figuras bíblicas da direita e da extrema direita brasileiras, sabem quais são essas ideias. Mas não se sentem culpados e dormem bem. Porque vivem do conforto oferecido aos bons subservientes.

Eles e outros do entorno poderão dizer que este texto contém etarismo por atacar os etaristas aliados do fascismo e chamá-los de velhos, e não de idosos. Não tem problema.

Podem dizer o que quiserem. Mantenho o que escrevi e faço uma ressalva. Estou exaltando aqui a vida ativa e produtiva de velhos que combinam suas falas com ideias e ações não só do conservadorismo, mas do fascismo. É quase um elogio a quem continua atuante como linha auxiliar da extrema direita.

Acrescento que o autor deste texto tem 71 anos e se esforça para não ser chamado de idoso neutro e se distanciar de velhos e velhacos a serviço de golpistas, da Faria Lima, de grileiros e milicianos.

10 thoughts on “Os velhos e velhacos das facções que atacam Lula

  1. Moisés, o PT envelheceu e os sinais de envelhecimento é a falta de compreensão do mundo de hoje. Quem salvou a democracia foi o jovem Haddad, que conhecia o caráter democrático do Alckmin (que eu muitas vezes chamei de fascista) e cometeu a loucura de pensá-lo como vice-presidente (jovens podem ser loucos).

    Essa ideia jamais poderia vir de um Rui Falcão, um José Genoíno, um Luiz Marinho, pois eles pensam como jovens da década de 1960, ou seja, suas ideias envelheceram. eles sonham com a revolução proletária armada, sendo que quase nem existem mais proletários de verdade – existem motoristas de aplicativos.

    leia a carta do Rui Falcão aos “cumpanhêros”. Parece que ele achou no baú da casa onde morou quando era adolescente, tamanha desconexão com a realidade. A carta é desta semana, mas é velha.

    E há uma diferença entre a velhice dos outros e a do Lula. O Lula não aceita a velhice. Tanto é assim que ele não deixou que o PT se renovasse e não saiu de cena nem quando estava preso, deixando o Haddad com pouquíssimo tempo para fazer uma campanha completa, com calma e capilaridade.

    Além disso, para parecer jovem e com vigor, ele não para de falar um minuto e sempre soltando pérolas que os porcos fascistas adoram pescar.

    Uma saída para a velhice do Lula e para a vitória em 2026 é ele ser um presidente protocolar. Fazer discursos curtos, prontos e lidos, buscando dados e números precisos do governo. Assim ele evitaria bolas-foras e deixaria de irritar plateias entediadas com suas gracinhas de velho.

    Mas não, ele insiste em devolver o poder para aquele outro velho ridículo.

    A velhice é bela! Você viu a entrevista do Sarney para a Folha? Que mente brilhante!

    1. A “velhice é bela” ? kkkkkkkkkkkkkkk Só se for para médicos, laboratórios farmacêuticos, farmácias, hospitais particulares e laboratórios de diagnoses e análises clínicas KKKKKKKKKkkk Porque, de resto, meu caro, a velhice é uma merda !

      1. É bela sim. Você fica mais sossegado e sua perspectiva sobre a vida fica mais ampliada, isto é, você entende melhor o que ocorre ao redor.

        Basta fazer prevenções em saúde e tudo fica bem.

  2. Eliane Cantanhede, aquela que disse em rede nacional de TV que “atacar ou desacreditar atos de governo é CRIME” ? kkkkkkkkkkkkkk Essa VÉIA aí virou um MEME AMBULANTE. Ela e a Daniela Lima são conteúdos garantidos para GOZAÇÕES, tirações de sarro, piadas, memes, charges, caricaturas, em centenas e centenas de canais no YouTube e perfis no “X” e no Instagram. São as duas melhores comediantes do Brasil. Legítimas herdeiras de Dercy Gonçalves, Nair Belo, Catifunda, Maria Tereza, Mariza Orth. Diversão garantida.

  3. não posso opinar com proppriedade a respeito por que é a primeira vez que fico vlho na vida. Pelo menos até agora na minha jovem velhice, não tenho notado vantagem alguma, exeto não pagar condução. Se existe alguma outra coisa boa, eu desconheço. Se alguém enxerga beleza na velhice, está se auto-enganando, ou está precisando renovar os óculos, meu caro Watson.

    1. O cumpadi Wóshito, para me atacar, discorda do texto do Moisés!

      Se tivesse tentado ler os jornais que a avó comprava para usar no banheiro, teria crescido um pouco mais inteligente, meu cumpadi wóshito.

    2. O PT está na UTI do Sírio-Libanês (SUS, nem pensar), aos cuidados do Dr. Roberto Kalil – o TUTÓLOGO das Ciências Médicas -, respirando por aparelhos, à espera do Frei Betto e do Padre Júlio Lancelotti para RECEBer a Unção dos Enfermos. Nas eleições municipais de 2024, esse partido moribundo conseguiu ficar em NONO LUGAR em número de prefeitos eleitos, atrás de um MORTO – o PSDB, que ficou em oitavo. O PT conseguiu a PROEZA de perder para um DEFUNTO. Mas a sua “presidenta”, a Narizinho, achou que o partido foi muito bem, obrigada. Essa gente velha e carcomida vive numa realidade paralela, e se recusa a reconhecer que estamos no ano 25 do Século XXI. Eles não se conformam que o século XX acabou. Que a luta de classes tá mortinha da silva, substituída pela agenda identitária globalista woke – a esquerda perfumadinha.. Pior que o PT só mesmo o PSOL, que elegeu ZERO prefeitos no Brasil inteiro. ZERO ! Lula sempre foi três vezes maior que o PT. No dia em que o Biden da Silva morrer fisicamente, o PT vai junto pro cemitério.

      1. Esse cara não sou, mas muitas vezes eu tenho de concordar com ele. A raiva dele contra o PT é porque ele é de direita, a minha é porque o Lula abandonou a frente ampla e acha que governa sozinho.

        Se a Narizinho vai “liberar verba”, por que não chamou alguém do Centrão para levar a culpa depois? Percebam a inabilidade (mas isso tem o dedo de Janja).

        Agora vejam essa: o Lula atacando produtores de ovos! Antes era a Faria Lima, agora é o nada glamouroso produtor de ovos que está sendo atacado pelo Estado! É um absurdo o CADE investigar preço de ovo. Será que o casal de burros não recebeu a explicação correta sobre calor, dólar e juros?

  4. Moisés, eu estava com aquele jornalão que eu comprei outro dia para observar o quanto você estava errado e deparei com dois analistas liberais, o Celso Mig e o Álvaro Gribel. O Celso disse que o Trump está louco (por causa das taxas) e o Álvaro explicou o que essa loucura vai causar de perdas para a indústria dos EUA. Ele diz que o Trump “continua contrariando as regras mais fundamentais da teoria econômica”.

    Mas adiante, ele prova para você, Moisés, que o Estadão não é trumpista nem anti-petista, veja:

    “Aqui no Brasil, a reação do governo Lula (ante a taxação) foi na direção certa” – de não buscar guerra comercial.

    Ué, um colunista liberal defendendo o governo Lula num jornal fascista-mileísta e bolso-trumpista?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 9 =