PILLA

O jornalista Luiz Paulo Pilla Vares morreu há 10 anos. Li agora no perfil do  Facebook do meu amigo Angelo Pilla, filho dele. Angelo escreveu um belo texto para dizer que mantém a esperança, apesar do quadro de horror do Brasil, em respeito e em nome da memória do pai.
Pois vou escrever sobre uma história pessoal que pretendia contar durante a campanha e desisti, porque alguns (da ‘esquerda’) achariam que seria oportunismo.
Pilla era editorialista de Zero Hora e eu, recém chegado ao jornal, ali por 1989, era subeditor de Economia. No começo da noite de um plantão de domingo, Olyr Zavaschi (saudade desse cara), secretário de redação, veio me dizer: me quebra um galho e escreve um editorial, porque o Pilla não apareceu e não deu notícia.
Escolhemos o assunto, que não lembro qual era, e larguei tudo para fazer o editorial. Quando estava no meio do texto, vi Pilla passar no corredor do meio da redação. Olyr apareceu e me orientou: não deleta, passa pro Pilla.
No outro dia, fui olhar o editorial. O começo, até a metade, era meu. A outra metade era do Pilla.
Eu escrevi um editorial com Pilla Vares. Depois, quando substitui Olyr Zavaschi, sentei na sala que abrigou Pilla e onde trabalharam Eunice Jacques (também já falecida), Julio Mariani, Liberato Vieira da Cunha, Nilson Souza e que era frequentada por Cândido Norberto, Moacyr Scliar, Décio Freitas e tantos outros. Paulo Sant’Anna trabalhava nessa sala.
Quando me candidatei a deputado estadual e parte do que seria a esquerda me atacou por não me considerar do PT e por eu ter escrito editoriais em Zero Hora (nunca me senti ofendido pelo que escrevi, talvez porque as circunstâncias e os tempos fossem outros), eu pensava nesse episódio.
Eu escrevi um editorial a quatro mãos com Luiz Paulo Pilla Vares, grande jornalista, pensador e militante de esquerda e um secretário da Cultura revolucionário da prefeitura de Porto Alegre.
Um abração, Angelo. Teu pai foi um baita cara.

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e close-up

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 6 =