POR QUE O BOLSONARISMO NÃO RECUA

A Pesquisa XP/Ipespe mostra o que qualquer um poderia prever: Bolsonaro mantém intocado o apoio de 30% dos brasileiros.

Esse índice é imutável. Essa é a base que sustenta Bolsonaro desde o começo do governo e nem a pandemia vai alterá-la. Pode oscilar, como oscilou agora quatro pontos para baixo, mas ficará ao redor dos 30%.
Não há o que comemorar nessa queda. Ainda é muita gente para muito desatino.

Se o teste de Bolsonaro finalmente der positivo, e Bolsonaro sair a andar por Brasília e a contagiar todo mundo, não mudará nada. O apoio será mantido nessa faixa de um terço do eleitorado.

O apoio a Bolsonaro é incondicional. Esse é o lastro político e social que combina os interesses dos ricos, o antiesquerdismo, a irracionalidade da classe média, o racismo, a xenofobia e a idiotia dos pobres bolsonaristas.

Se alguns cientistas calculam que a base orgânica de Bolsonaro é de apenas 10% a 15%, como então o apoio mostrado pelas pesquisas chega ao dobro dessa base?

Pergunte a parentes, colegas, vizinhos, amigos e conhecidos. Eles podem explicar. Muitos deles não se reconhecem como bolsonaristas, mas sustentam e apoiam os desvarios de Bolsonaro.

Todos nós temos em nosso entorno algum ou alguns bolsonaristas dissimulados. Eu tenho.

O bolsonarista é como o coronavírus. Alimenta-se do caos, da desinformação e do medo e está onde muitas vezes não se imagina que possa estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 1 =