Povo pra quê?

Henrique Meirelles foi a Nova York esses dias para conversar com investidores e dizer que deseja ser presidente. Riquinho, o prefeito de São Paulo, percorre o Brasil conversando com empresários. Hoje, esteve com um grupo deles em Franca.

Teve um tempo em que os candidatos saíam a viajar para apresentar ao povo suas ideias. E assim conquistavam lastro eleitoral, pelo apoio do povo, pela empatia com o maior protagonista de uma democracia.

Hoje, só Lula faz isso. Só Lula procura o povo onde sabe que o povo está. O resto só conversa com o mercado, com a desculpa de que a lei os proíbe de conversar agora com o povo. É conversa mole. Eles não querem saber de povo.

A direita em campanha declarada se convenceu de que a política no Brasil se decide pelas forças do mercado. O que for decidido será aceito pelo povo. Por isso Riquinho e Meirelles estão em campanha para agradar o mercado.

Foi o mercado, com a ajuda dos 300 picaretas, que deu o golpe. É o mercado que segura o jaburu-da-mala em Brasília e comanda a ‘reforma’ da previdência e o fim das leis trabalhistas. O mercado está refestelado no poder como nunca antes.

E assim o golpe prospera. Porque a direita não acredita muito em eleição em 2018. E, quando desconfia que pode ser forçada a participar de eleição, acha que o povo ficará de fora.

O povo não quer saber de mais nada. O povo segue o mercado. Por isso o povo nem irá às urnas no ano que vem. Como já não foi nas eleições para prefeito. A maioria ficará em casa ou votará em branco ou irá anular o voto.

O povo tomou alguma água envenenada. Mas Lula continua acreditando no povo. Somente Lula conversa com gente comum. Os outros saem ao encontro de quem tem dinheiro.

A democracia brasileira vai se consolidando com uma democracia em que a direita descobriu que pode governar por manobras e só com o mercado. Enquanto isso, a classe média continua afundada em transe. E o povo espera o próximo sujeito ‘não-político’ inventado pelo mercado.

One thought on “Povo pra quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 2 =