QUEM CONHECE ESTE CARA?

Dizem que esse rapaz aí é porreta. É goiano, tem 27 anos, estuda Economia na USP e é militante e filiado do PCdoB. Ontem, ao noticiar a saída do ministro analfabeto da Educação, Abraham Weintraub, o Jornal Nacional leu notas de entidades de professores e ouviu a deputada Tabata Amaral, mas não ouviu esse moço.

Tabata falou duas vezes na mesma notícia. Primeiro, em depoimento em vídeo, condenou a gestão de Weintraub.

Depois, o JN disse que ela irá tentar corrigir a decisão de Weintraub, tomada no último dia no Ministério, que revogou o sistema de cotas para negros, índios e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação.

O cara da foto, que levou dois a zero de Tabata no JN, é Iago Montalvão, presidente da União Nacional de Estudantes desde julho do ano passado.

A lendária UNE ainda é a maior entidade dos estudantes brasileiros. Mas nem o Jornal Nacional, que agora ouve todo mundo (o que é bom) falando de casa sobre pandemia, política e economia, se dispõe a ouvi-lo.

É ruim. No dia em que o ministro analfabeto vai embora, não ouvem a UNE, que nunca foi ouvida no JN. É triste. Porque a verdade é que a UNE não teve forças para enfrentar Weintraub.

É politicamente desastroso que o sujeito tenha caído muito mais pelos próprios tropeços em seus desatinos do que pela reação de estudantes e professores.

Weintraub deveria ter sido derrubado pelos universitários. Mas, por motivos diversos, a universidade não reagiu a mais nada desde as ocupações de 2016.

Fizeram passeatas, fizeram atos nos campi contra a situação geral da educação. Alguns foram valentes, mas a maioria se resignou.

Os estudantes não tiveram potência para enfrentar o fascismo, desde o começo com Vélez Rodriguez.

As reações da UNE e dos DCEs sempre estiveram muitos tons abaixo das agressões criminosas de Weintraub.

Mas esse déficit de juventude, de vigor físico para o enfrentamento nas ruas, da disposição para o risco, nada disso explica a esnobada da Globo.

No dia em que o chefe do projeto de destruição da universidade vai embora, o líder dos estudantes deveria ter sido ouvido. Mas a imprensa em geral não dá espaço para Iago.

Tem muito poder Tabata Amaral para ser ouvida duas vezes na mesma notícia, como se representasse os estudantes.

O JN ontem ouviu até Bibo Nunes defendendo Queiroz (porque não tinha outro?), mas não ouviu o presidente da UNE.

____________________________________________________________________

ESNOBADO
Detalhe constrangedor da fala de Bolsonaro ao lado de Weintraub na despedida. Não há uma referência ao demitido, nenhum elogio, nenhum reconhecimento pelos serviços prestados.

O analfabeto ficou à espera de uma bajulada, mas não ganhou um afago.

Mas leva a medalha do mérito naval.

____________________________________________________________________

O CERCADINHO
Bolsonaro precisa voltar hoje ao cercado do Alvorada. A única justificativa para Bolsonaro continuar fingindo que governa é a sua performance no cercado.

Ontem, com a prisão de Queiroz, não teve espetáculo. Se Bolsonaro desistir de fazer o show no cercado, pra que continuar no governo?

____________________________________________________________________

O MILICIANO E A PESTE
Existe em algum outro lugar no mundo um presidente que passe o dia tentando resolver com advogados, ministros, conselheiros e curandeiros a prisão de um miliciano envolvido com os filhos, enquanto anunciam que a pandemia matou mais 1.204 pessoas?

____________________________________________________________________

O PRÓXIMO
Vélez Rodriguez era assustador e caiu. Todos sabiam que Abraham Weintraub seria pior do que Rodriguez.

O próximo pode ser pior do que Weintraub, e assim sucessivamente. Mas anunciam uma possível novidade: será um ogro fofo.

8 thoughts on “QUEM CONHECE ESTE CARA?

  1. “Weintraub deveria ter sido derrubado pelos universitários. Mas, por motivos diversos, a universidade não reagiu a mais nada desde as ocupações de 2016.”
    Perfeito e muito verdadeiro este trecho de sua manifestação.

  2. Esta foto deste maconheiro playboY de universidade publica, que usufrui dos impostos dos coNtribuinTes, diz tudo sobre este momento Do país.

  3. Oportuna lembrança, caro jornalista! O grande ausente da vida política brasileira nos últimos anos foi o estudante. Desde o Império, não houve qualquer relevante acontecimento sem a importante e decisiva participação estudantil. O Movimento Estudantil sempre foi um alicerce do povo brasileiro nos mais diferentes episódios, inclusive na campanha da Constituinte.
    Voltem, estudantes! Voltem , centros acadêmicos, grêmios, UEEs e UNE.
    O povo brasileiro, mais do que nunca, precisa de vocês.
    Até as torcidas de futebol estão se mobilizando (o que é ótimo) e os estudantes estão omissos. É lamentável!

  4. Contudo, as entidades sociais representativas do povo brasileiro que dão a face ao tapa, em minha opinião, são as escolas de samba. Estas sim, enfrentam de peito aberto o conservadorismo brasileiro.

  5. Os grandes jornais Do rs perdem bons joRnalistas!
    Se queres inimizade, fale a vErdade!
    Mas, igual Sócrates, é feliz quem Segue sua virTude!!

  6. Ora moises , a tabatazinha falou duas vezes porque ela representa um dos maiores anunciantes da Globo , o Lehman, dono da Ambev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 2 =