Sem medo

Conheço um monte de gente de Porto Alegre que não faria o que fez o dono do restaurante de Belo Horizonte do já famoso prato decorado oferecido à presidenta Dilma Rousseff.

Todos sabem que Dilma recebeu na semana passada o prato da sobremesa com a frase “Sempre nossa presidenta”. O assunto bombou nas redes. O dono apareceu agora dizendo que não teve nada com aquilo.

Saltou fora e atribuiu a surpresa ao gesto “impensado” de um funcionário. É direito do dono assustado. Pode ter sofrido pressão.

Mas a direita já não impõe o terror a donos de bares, restaurantes e outros lugares como fez até pouco tempo.

Escrevi esses dias que aqui em Porto Alegre eu já participei de eventos em muitos locais abertos a conversas sobre política. E conversas de gente de esquerda.

É uma postura de compromisso com a democracia e de certa valentia. Porque a direita sempre achou que só ela poderia ocupar qualquer espaço para pregar golpes.

Muitos temiam essa direita feroz e não cediam seus espaços ao PT e a outros partidos. Não temem mais.

Outros lugares nunca temeram. Vou citar três desses espaços consagrados de resistência nos quais estive com os deputados Henrique Fontana, Maria do Rosário e Paulo Pimenta e com o pré-candidato a deputado federal Claudir Nespolo.

Estivemos no Parangolé, na Lima e Silva. Obrigado, Claudio e Marta. Conversamos sobre o golpe no Espaço 900, da José do Patrocínio. Obrigado, Thiago. E reunimos uma roda de amigos no Café Nossa Cara, na Felipe Camarão. Obrigado, Margarete, Leila e Silvana.

São redutos que combinam comida, café, bebida, música, arte, diversidade e livre debate. São espaços democráticos. A direita não tem nada parecido.

Vou divulgar aqui regularmente outros lugares com esse perfil (vou preparar uma lista). E quem quiser pode mandar outros nomes.

Em todos, Dilma pode aparecer numa boa que nenhum dono vai sair se explicando por causa de um prato docemente de esquerda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 8 =