Sergio Moro subestima a inteligência de Lula?

Até o pato da Fiesp sabia que um dia Lula seria cercado e preso pela Lava-Jato. As emas do Jaburu também sabiam. Os ácaros dos carpetes azuis do Senado. O japonês da Federal. Os porteiros da Justiça Federal em Curitiba.

Todos sabiam que uma hora isso iria acontecer. E aconteceu em março. Mas o juiz Sergio Moro entende que Lula foi avisado de que seria levado à força pela Polícia Federal, sob condução coercitiva, e assim teve tempo para destruir provas. O aviso teria partido do blogueiro Carlos Eduardo Guimarães, detido esta semana por ordem de Moro.

Moro acredita mesmo que um dos maiores fenômenos da política brasileira, escaldado como dirigente sindical perseguido pela ditadura, agora cercado por todos os lados pela direita, sob a ameaça de enfrentar cinco processos (e pode enfrentar outros tantos), iria esperar de pantufas um aviso de que um dia seria detido, para só então destruir provas do caso do tríplex do Guarujá que possam existir contra ele. O juiz acredita nisso.

Diz uma nota de Moro sobre o caso do blogueiro: “O objetivo da investigação não era propriamente a de identificar a fonte da informação do blog, já que ela já estava, em cognição sumária, identificada desde o início, mas sim principalmente apurar se de fato o seu titular havia comunicado a decisão aos investigados previamente à própria divulgação no blog e à diligência de busca e apreensão”.

É mais ou menos como alguém dizer que Aécio Neves somente irá destruir provas que possa ter, em casa, no escritório, em computadores, em aeroportos, em helicópteros, se alguém o avisar de que pode ser ouvido pela PF a qualquer momento. Alguém pode acreditar que Aécio e outros tucanos, delatados todos os dias pelos mafiosos da Lava-Jato, estejam à espera de um aviso para eliminar coisas suspeitas?

Se não é possível que sejamos sensatos, que pelo menos tentemos ser razoáveis. Não é razoável que alguém possa acreditar que um sujeito sob suspeita, durante anos, sendo Lula, Aécio, Serra ou quem quer que seja, aguarde um aviso para se livrar do que possa comprometê-lo.

Mas por que Moro diz isso? O que circula, quase como obviedade, a partir desta nota do juiz com as alegações, é que ele pode estar apresentando um pretexto para a dificuldade de encontrar provas contra Lula no processo do famoso tríplex. Como Lula foi alertado pelo blogueiro, destruiu as provas. É o que Moro supõe. E põe-se a culpa no blogueiro e está tudo resolvido.

E Aécio? Quem poderia avisar Aécio? Este não precisa ser avisado, porque já foi delatado uma dúzia de vezes e nada conspira contra sua tranquilidade mineira. Aécio não precisa do aviso de ninguém, porque tem a grande imprensa ao seu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 2 =