Só resta aos jornalões a extrema direita moderada
Um editor aproveitou o descuido da chefia e produziu a melhor combinação de texto e foto, na capa da versão online do jornalão que mais defende a extrema direita.
Globo, Folha e Estadão vão levar um tempo até se darem conta de que a roda girou com a denúncia de Paulo Gonet contra as facções do golpe. E que, sem a direita antiga, terão de se agarrar à nova extrema direita moderada de Tarcísio de Freitas.
Os jornalões ficaram perdidos e não abordam em seus editoriais a decisão de Paulo Gonet, com exceção apenas do Estadão. Mas todos tratam da questão fiscal… No meio do ataque da PGR ao núcleo do golpe.
O Estadão pede no editorial: “Denúncia da PGR contra ex-presidente deve ser analisada com serenidade pelo STF”. Tentem encontrar algo semelhante quando da caçada e do julgamento em tempo recorde de Lula.
Pois a Folha tem, no dia seguinte à divulgação da bomba contra os golpistas, dois editoriais contra Lula:
“Lula faz demagogia ao criticar preço dos combustíveis” e “Impopularidade pode aumentar irresponsabilidade fiscal”.
Elio Gaspari, sempre lembrado como o jornalista que mais entende de militares e de golpes, publica na capa da Folha:
“Lula não tinha uma semana tão amarga desde a Lava Jato”
No dia em que generais são denunciados como parte de uma gangue, Gaspari vem com a pauta requentada da queda de Lula nas pesquisas.
Outra que foi na mesma linha é Zeina Latif, na capa do Globo, com vivas para o mercado financeiro:
“Lula tropeça e a Faria Lima se anima”
Há textos variados com tentativas meio disfarçadas de defesa de Bolsonaro, como esse de Francisco Leali no Estadão:
“Denúncia contra Bolsonaro quer prendê-lo por golpe não consumado e relata caminho do crime”
Sim, temos tentativa de homicídio, tentativa de furto e de assalto e tentativa de golpe. Está tudo previsto nas leis e em textos que o próprio jornal de Leali publica.
Mas o jornalismo é criativo. Para me sentir mais seguro, vou esperar a opinião de William Waack.
(Esta semana, também tivemos essa chamada de capa: “Estadão lança coluna de Alice Ferraz em evento no Fasano”. O jornalismo se faz também no Fasano. E ademã que eu vou em frente.)
Os editorais já estavam escritos quando saiu a denúncia, Moisés. Você não sabe que existe o fechamento da edição? No mínimo esses editoriais já estavam desde manhã prontos.
O Estadão defendia o PSDB mas não o Bolsonaro. Leia com mais atenção os jornalões.
Repito. Você se supera a cada texto, meu caro Watson. Como dizia o saudoso Paulo Nogueira.. aplausos de pé
A propósito, meu caro Watson. Hoje no DCM tem um texto impecável do Kiko Nogueira sobre o dono da Atlas/Intel. Afinal, irmão de peixe, peixinho é.
Caros Sherlock, Gerson, etc…
Será impressão minha ou aquele defensor/apoiador de Trump, Musk, Milei Bolsoasno e et caverna trocou o nome e continua vomitando por aqui???
Você está falando de mim? Eu não sou bolsonarista nem petista. Quanto ao Lule, diziam que era a “esperança” contra o fascismo mas virou um velho babão que deu poder para a esposa.
Quanto ais jornalões, o Moisés está errado sempre, eles não apoiam o Bolsonaro. Eles apoiavam o PSDB, mas não o PL ou o Bolsonarismo. E, vou além, batem na política de segurança pública do Tarcísio o tempo todo.
Tá bom!!! Ufa…
Este pelo menos não fica berrando bolsonarices golpistas.
Luis carlos se tu tiveres errado,
Nao importa,ele só é mais uma
Viuva do bozo na fila do pao.
Com tanto jornalão “sempre certo” o amigão vem ler um blog “sempre errado”?
Procura tua turma..