Os generais que o bolsonarismo esqueceu

Os núcleos de idealizadores, planejadores e executores do golpe, formados em torno de Bolsonaro, tinham a predominância de militares. Nessa estrutura, dos 29 condenados pelo STF no ano passado, 23 vestiram ou ainda vestiam fardas. Cinco eram generais. Mas ninguém da extrema direita fala deles, nem vai falar dos perdedores presos, nesse 1º de abril

EU TAMBÉM QUERO AJUDA DA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao Supremo que o interminável inquérito das fake news tenha um fim. O inquérito foi aberto em 14 de março de 2019. É um pedido que deve ser apoiado, mas até por ali. O inquérito começou logo depois da instalação do governo fascista de Bolsonaro, para investigar o

Até os generais tombaram, menos os golpistas milionários

Silas Malafaia urra e esperneia como um fiel em processo de exorcismo, mas logo será contido e irá se acalmar. Braga Netto, preso desde dezembro, já nem pede mais para ir para casa. Bolsonaro está com um pé na cadeia. Todos os parceiros de golpe, do chamado núcleo crucial, também já estão com as malas

Os coronéis golpistas apareceram fardados em audiência no Supremo para sugerir que tudo o que fazem é pelo Exército e pela pátria. Mas que pátria? A pátria americana adorada pela família Bolsonaro? Abaixo, o link para meu artigo quinzenal no jornal Extra Classe. https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2025/07/os-golpistas-nao-desistem-da-farsa-do-patriotismo

Parem as máquinas: pegaram dois golpistas endinheirados

Um caso surpreendente de punição de empresários golpistas: a Justiça Federal condenou os gaúchos Luis Roberto Ponte e Walter Lídio Nunes a três meses de detenção por incitarem as Forças Armadas contra as instituições, em 2022, para que Lula não tomasse posse. Transcrevo, para que sejam preservados os detalhes, o texto do jornalista Paulo Egídio,

Eles avisam de novo que passarão

Não conseguiriam golpear Dilma. Golpearam. Não conseguiriam prender Lula. Prenderam. Golpearam, prenderam, voltaram a tentar golpear e fracassaram, mas continuam articulando mais um golpe. O golpismo é uma atividade permanente e inclui, como plano de emergência, mas com efeitos mais adiante, a anistia que beneficiaria manés e terroristas de 8 de janeiro e, aberta a

O bolsonarismo está sem forças

Até uma certa esquerda mais assustada contribuiu para que levassem a sério uma ameaça. Se prendessem figuras consideradas intocáveis do bolsonarismo, os tios saltariam do zap para as ruas e deflagariam protestos e ações violentas. Diziam que poderiam prender manés e patriotas do 8 de janeiro, políticos e coronéis, mas não um general. Jamais um

Espalhou-se a campanha do fascismo que tenta interditar Alexandre de Moraes

É uma campanha orquestrada, que se disseminou pelo Brasil, a que tenta vender a ideia de que Alexandre de Moraes deve abandonar o inquérito sobre o golpismo. Não é só conversa de ‘jurista’. Jornalões nacionais e regionais escalaram seus articulistas para defender o argumento de que, por ter sido caçado pelo fascismo, Moraes não pode

O confronto que vai definir o que será de nós

Até o estagiário do Supremo, que chegou na semana passada e ainda não tem mesa e computador, sabe o que se passa lá dentro e na vizinhança. Sabe que há um duelo com etapas a serem vencidas aos poucos e talvez aos trancos, algumas com data de vencimento nesse ano. O estagiário sabe, ou não

A golpista que expõe a lerdeza e os vacilos do sistema de Justiça

Fátima de Tubarão é a figura mais exposta e falada como golpista presa, julgada e condenada até agora. Mas nem a extrema direita quer saber de Maria de Fátima Mendonça Jacinto como exemplo de mártir do que chamam de perseguição do Judiciário aos invasores de Brasília no 8 janeiro. Ninguém usa o nome de Fátima