A setorista de Alexandre de Moraes no Globo

A coluna de Malu Gaspar no Globo é apresentada assim: análises e informações exclusivas sobre política e economia. Malu Gaspar é, na verdade, setorista de Alexandre de Moraes no jornal. De vez quando, para dizer que tem outras pautas, a colunista aborda outros assuntos. Mas de cada 10 notas que publica, oito são sobre o

E agora não há exagero, Lauro Jardim?

Lauro Jardim, colunista do Globo, foi um dos jornalistas que mais bateram com insistência nos ‘exageros’ de Alexandre de Moraes no cerco ao fascismo. O colunista foi um grande disseminador de intrigas de que colegas de Moraes (nunca identificados) se sentiam constrangidos com o ministro, por causa da adoção em excesso de medidas restritivas contra

A direita conseguiu amordaçar Júlio Lancellotti

O padre Júlio Lancellotti vai dar um tempo, por ordem superior, e é provável que não volte a ser o que foi até agora. A Igreja tem essas recaídas de vez em quando. É preciso gerir pressões e desconfortos internos e, como acontece nesse caso, principalmente de fora da Igreja. Lancellotti sabe que acontece com

Está cada vez mais difícil obter o visto de entrada nos Estados Unidos, onde até moradores históricos do país passam a ser perseguidos, como os negros de Washington. O texto com link logo abaixo, publicado no Extra Classe, fala de uma experiência que envolve as novas vítimas do neofascismo e do racismo de Trump. https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2025/08/os-negros-de-washington/

Jornalões argentinos estão assustados com o fascismo que ajudaram a criar

Acontece na Argentina o que aconteceu no Brasil. As grandes corporações de mídia, que mantêm os jornais El Clarín e La Nación, estão alarmadas com o fascismo de Javier Milei. Como ocorreu com Globo, Folha e Estadão, que ajudaram a eleger Bolsonaro, para evitar a eleição de Fernando Haddad em 2018, e copatrocinaram a aberração

Façam suas apostas: qual será o placar do caso Zambelli no STF?

As previsões de profissionais e de amadores do Direito indicam que Carla Zambelli levará uma goleada no Supremo. Os mais óbvios sugerem que a bolsonarista será condenada e perderá o mandato por 9 votos a 2. O julgamento da deputada começou na sexta-feira e pode ir até a próxima sexta, por votação remota. É o

Chama-se Luan Araújo o homem que Carla Zambelli nunca irá esquecer

Todos os jornais, sites, blogs e assemelhados, incluindo os de esquerda, com as exceções de costume, informam o seguinte: a deputada Carla Zambelli pode ser condenada e até perder o mandato por ter perseguido, com arma em punho, um homem pelas ruas de São Paulo em outubro de 2002, na véspera do segundo turno da

A universidade vai atrás da verdade

Ofereço minha contribuição para que o presidente Lula receba boas notícias durante sua recuperação. Que as ruins sejam levadas aos golpistas que trocam acusações, aos chantagistas do Congresso e às máfias das emendas finalmente alcançadas pela Polícia Federal. Essa é a notícia boa, que envio de Porto Alegre. A UFRGS instalou nessa terça-feira, em solenidade