O que a Folha escondeu

É delicada a situação da Folha de S. Paulo, depois da controversa pesquisa do Datafolha, publicada na edição de domingo, sobre as eleições de 2018.

Este blog levantou, no mesmo domingo, suspeitas sobre os 50% que apoiariam a permanência de Temer, segundo a pesquisa.

Outros blogs (todos “sujos”, claro, segundo a imprensa dita “independente”) levaram outras suspeitas adiante. E agora ficamos sabendo que a Folha omitiu um dado devastador: o eleitor não quer saber de Michel Temer, os eleitores (62%) querem novas eleições.

Leia este trecho de reportagem do jornal El país, que anuncia a publicação do mea culpa pela Folha, corrigindo os “erros” da pesquisa de domingo.

Este é o texto do El Pais:

“Para 62% dos brasileiros, uma saída para a crise política seria a renúncia de Michel Temer e Dilma Rousseff para que fossem realizadas novas eleições.

O dado consta da pesquisa feita pelo instituto Datafolha em 14 e 15 de julho, mas não apareceu nas reportagens publicadas sobre o assunto e nem no relatório da pesquisa disponibilizado pelo instituto em seu site nesta terça-feira.

A existência desta e de uma outra pergunta, a respeito da percepção popular sobre os procedimentos do impeachment, foram reveladas pelo site Tijolaço e confirmado em reportagem publicada pela própria Folha, que traz link para a nova versão do documento.

O episódio aprofunda a controvérsia em torno do mais respeitado instituto do país, que vinha sendo questionado por ter apresentado dados de maneira imprecisa em um gráfico do jornal sobre os favoráveis a uma nova votação e por supostamente não ter repetido a pergunta sobre o hipotético pleito, como no levantamento de abril”.

Agora, a pergunta: por que a Folha escondeu o dado sobre a eleição e deu manchete para o falso apoio a Temer, a partir de uma pergunta formulada de forma enviesada? (Se o melhor seria Temer ou Dilma.). O melhor estava em outra resposta: para 62%, o melhor é que se realizem eleições já.

E agora?

Está aqui o relatório da pesquisa. É constrangedor:

http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2016/07/20/av-presidente-michel-temer-completa.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 4 =