VÉIO DA HAVAN DESAFIA PROCURADORES E CASO VAI PARAR NO SUPREMO

Compartilho a íntegra de texto (com vídeo ao final) divulgado agora pelo DCM sobre o episódio do véio da Havan em Santa Rosa:

DCM
Véio da Havan desafia procuradores e caso vai parar no Supremo

O mais recente episódio envolvendo Luciano Hang, o Véio da Havan, deve ser anexado ao processo das fake news e do Gabinete do Ódio, que corre no Supremo.

O deputado Paulo Pimenta (PT) encaminhará ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, o parecer do Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul, que pede a condenação do empresário por abuso de poder econômico, o que o tornaria inelegível por oito anos, até 2028.

Pimenta vai anexar um vídeo, divulgado pelo véio esta semana no Instagram, em que ele desafia o Ministério Público e cita os dois procuradores eleitorais do caso, José Osmar Pumes e Fábio Nesi Venzon.

Hang pergunta com ar de superioridade quem são os procuradores e insinua que ambos trabalham para os que “estão usando a máquina pública para beneficiar um partido político”.

“É muito grave e tais fatos precisam chegar ao conhecimento do ministro Alexandre de Moraes, porque há relação com o processo em andamento no Supremo”, disse Pimenta.

No parecer do MP, os procuradores pedem que Hang seja condenado por ter cometido ilícito eleitoral grave, com abuso de poder econômico, ao participar abertamente, e com advertências e ameaças, da campanha eleitoral na cidade de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, em 11 de novembro de 2020.

Fica evidente em declarações de Hang, gravadas em vídeo, que ele condiciona a construção de uma filial da Havan à vitória do candidato do PP a prefeito, Anderson Mantei, que acabou sendo eleito.

Os advogados Marcelo Gayardi Ribeiro, Marcio Medeiros Felix e Christine Rondon Teixeira atuam no caso em nome do candidato a prefeito do PT, Orlando Desconsi, que se considerou prejudicado pelas falas de Hang.

Este é um dos muitos trechos com provas de que o véio tenta conquistar o voto dos eleitores de forma ilegal, segundo o MP:

“Não esqueçam o que aconteceu com nosso país, dia 15 vote no Mantei (o candidato do PP) e aí nos próximos meses a Havan tá aqui, tenho certeza disso, porque ainda corre o risco desses vermelhos voltarem e desfazerem tudo”.

No vídeo que divulgou esta semana no Instagram, Hang ataca o parecer dos procuradores e diz que “estão tentando me deixar inelegível se por acaso eu fosse candidato”. 

O bolsonarismo quer lançá-lo candidato a governador ou a senador por Santa Catarina em 2022.

Na sequência do vídeo, Hang pergunta em tom desafiador:

“Quem são os procuradores José Osmar Pumes e Fábio Nesi Venzon? Cuidado, cuidado, pessoal, para não usar a estrutura pública da Justiça para fazer injustiça”.

É esse o trecho que Pimenta considera mais grave, porque Hang se refere aos procuradores de forma direta, cita seus nomes e insinua que eles podem “usar” a estrutura de Justiça para fazer injustiça.

Mais adiante, Hang mostra um cartaz com o texto de um site, que diz: “MP eleitoral gaúcho quer Hang inelegível”.

E logo depois pergunta:

“Será que isso que trabalham os senhores procuradores? Será que é isso que eles querem?”

Ao final do vídeo, Hang diz ter certeza de que o parecer dos procuradores vai “ganhar um zero” no Tribunal Regional Eleitoral, que está em recesso.

Decisões de casos semelhantes mostram o contrário. O TRE gaúcho poderá frustrar as expectativas do empresário. Se concordar que sua postura é normal, abrirá a porteira para que a boiada do abuso do poder econômico passe como quiser em 2022.

A pergunta é esta: se poupar o empresário que pede votos e condiciona a abertura de uma loja à eleição de um candidato, quem mais o TRE poderá punir a partir de agora?

Abaixo, o vídeo em que o Véio da Havan, em alguns momentos com o semblante de quem está tensionado e assustado, desafia os procuradores:   

3 thoughts on “VÉIO DA HAVAN DESAFIA PROCURADORES E CASO VAI PARAR NO SUPREMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 9 =