VIVA RAONI. VIVA A VACINA RUSSA

O cacique Raoni sobreviveu à Covid-19 e irá de volta pra casa depois de duas semanas de internação. Com 88 anos, Raoni sobreviveu a uma pneumonia e a uma inflamação cardíaca.

Os povos da floresta e seus aliados têm que comemorar.
Há um simbolismo poderoso na resistência do cacique, enquanto o bolsonarismo continua se esforçando para acabar com os índios e a Amazônia.

No início de agosto, a Covid-19 matou o cacique Aritana Yawalapiti. Já são mais de mil índios mortos pela pandemia.

Mas Raoni sobreviveu. Além da recuperação do cacique, temos outra notícia boa. Não deu certo a torcida contra a vacina russa.

Quantos especialistas foram ouvidos pela Globo e pelos jornais para dizer que era impossível produzir a vacina antes do fim do ano.

Pois a vacina foi testada e funciona. A torcida contra as vacinas que não sejam do Trump é feita não só por bolsonaristas, mas pela direita disfarçada de ‘científica’.

_________________________________________________________________

O texto abaixo é de Lara Pinheiro, do G1

Vacina russa para Covid-19 induziu resposta imune e não teve efeitos adversos

A vacina da Rússia para a Covid-19 não teve efeitos adversos e induziu resposta imune, indica um estudo com resultados preliminares publicado na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo, nesta sexta-feira (4). Os cientistas russos reconheceram a necessidade de mais testes para comprovar a eficácia da vacina.
Chamada de “Sputnik V”, a imunização foi registrada no mês passado na Rússia, mas a falta de estudos publicados sobre os testes gerou desconfiança entre a comunidade internacional.
O diretor do Fundo de Investimento Direto Russo, (RDIF), Kiril Dmitriev, anunciou à imprensa que a Rússia vai liberar a tecnologia para a vacina começar a ser produzida no exterior em novembro.
No Brasil, o governo do Paraná firmou uma parceria para desenvolver a vacina russa e, nesta sexta (4), informou que o pedido de registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser feito em 10 dias. Os testes no país devem começar em 1 mês.
Segundo os resultados publicados, referentes às fases 1 e 2, não houve efeitos adversos até 42 dias depois da imunização dos participantes, e todos desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) dentro de 21 dias.
Os cientistas do Instituto Gamaleya, que desenvolveu a vacina, disseram à imprensa que essa resposta foi maior do que a vista em pacientes que foram infectados e se recuperaram do novo coronavírus naturalmente.
A vacina russa foi testada em 76 pessoas. Todas receberam uma forma da vacina (veja detalhes das etapas dos testes mais abaixo), sem grupo controle (o que recebe uma substância inativa, o placebo), que serve para que os resultados sejam comparados entre os dois grupos).
A médica epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, lembra, entretanto, que criar anticorpos não significa proteção contra a doença.
Os resultados também sugerem que a vacina produz uma resposta das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, dentro de 28 dias. As células T têm, entre outras funções, destruir células infectadas por um vírus. Os cientistas do Gamaleya afirmaram que as respostas de células T vistas com a vacina indicam não só uma resposta imune forte, mas de longo prazo.
O fato de não haver grupo controle foi notado pelos cientistas como uma limitação do estudo. Outro ponto limitante, indicaram os cientistas, é que os voluntários incluídos eram relativamente jovens, com idades entre 20 e 30 anos (apesar de a idade de recrutamento ter sido entre 18 e 60 anos). Pessoas mais velhas correm mais risco de desenvolver a forma grave da doença e morrer pela infecção.

One thought on “VIVA RAONI. VIVA A VACINA RUSSA

  1. E a vacina cubana? Parece que por lá também sai uma vacina. E chamada Soberana01. A direita vai enloquecer… é vacina chinesa, é vacina russa, é vacina cubana… só falta a Coréia do Norte também aparecer com uma. Ai o povo do Bozo vai a loucura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 7 =