CONVERSA DE HOMEM

Vou escrever sobre esse livro e contar uma história de encontros, desencontros e afetos.

O livro é sobre conversa de homem, mas da qual muitas mulheres participam. É sobre os cuidados na prevenção do câncer de próstata.

O autor é o médico urologista, cirurgião, professor e pesquisador Ernani Luis Rhoden, de Porto Alegre, pós-doutorado em Harvard, especialista em câncer de rim e de próstata.

Mulheres se dedicam à prevenção do câncer de mama e participam ativamente de caminhadas e eventos do Outubro Rosa.

Homens se protegem no autoengano da negação de que não precisam se prevenir, por medo, por preconceito e por desinformação. Mas os homens também têm o Novembro Azul.

Pois esse livro (Editora Sulina, 136 páginas) trata disso, do que todo homem deveria saber sobre prevenção do câncer de próstata. Não assusta, não faz alarmes, esclarece e até acalma.

E agora então conto a história. Num dia de março de 2013, quando me recuperava de dois cânceres, um atrás do outro, e retornava ao trabalho em Zero Hora, encontrei David Coimbra apressado no estacionamento.

“Tenho uma dor no peito”, me disse, com a cara tensa. Perguntei se estava indo ao Instituto de Cardiologia. Informou que não era nada no coração, era outra coisa estranha que ele iria investigar numa tomografia naquele momento.

Era um câncer no seu rim esquerdo. O médico de David, que cuida dele naquela urgência, que o opera e o acompanha, é o doutor Ernani.

No capítulo sete de ‘Hoje eu venci o câncer’ (L&PM, 204 páginas), de 2018, David descreve a consulta com o médico, que olha os exames e conta que ele está muito doente.

É uma cena forte, enfrentada por todos os que já tiveram ou têm doenças graves. O médico e o paciente decidem ali que a operação para extração do rim seria no dia seguinte.

Como estava com metástase (daí vinha a dor no peito), David buscou depois alternativas de tratamento no Brasil, contadas no livro. Não havia muito o que fazer aqui.

Em 2014, foi informado sobre um tratamento experimental em Boston. Mudou-se para os Estados Unidos e foi um dos primeiros pacientes gaúchos submetidos à imunoterapia.

Tratou-se, sentiu-se curado e em 2020 retornou a Porto Alegre. Foi quando, depois de nos distanciarmos por alguns anos, por desencontros políticos, ele me procurou e fizemos as pazes.

Foi também quando eu disse a David que Ernani Rhoden, o seu médico, era também o meu médico. Tudo ao acaso numa cidade de mais de 10 mil médicos.

Eu e o urologista passamos a torcer pelo David, quando ele adoeceu de novo e ficou em Porto Alegre sob os cuidados do doutor André Fay, o mesmo que o acompanhara, como médico visitante, em Boston.

Seu caso era grave de novo. David lutou, mas morreu no Hospital Moinhos de Vento em maio do ano passado.

Por que a doença voltou, depois de nove anos? São as recidivas provocadas por causas diversas e que estão sempre em estudos.

E também porque David havia descoberto um câncer em estágio avançado, que não era percebido nos exames regulares que fazia.

Eu sou, 11 anos depois, parte da estatística dos sobreviventes. Também tive câncer de rim, também do lado esquerdo, fui operado em 2012 e aqui estou.

Tive a chance que David não teve. Descobri a doença no início, quando tratava um câncer de intestino, também em estágio inicial, com os médicos Antonio Kalil e Antonio Dal Pizzol, na Santa Casa.

Apostem na prevenção. Leiam o livro do doutor Ernani Rhoden, que está à venda também na CliniOnco, na Rua Dona Laura, 226 – Porto Alegre. Telefones da clínica: 4009.6000 e 99767.4947.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 7 =