Estranhas sindicâncias

Quem conhece o professor Adriano Naves de Brito está meio surpreso com algumas de suas atitudes como secretário de Educação de Porto Alegre. Principalmente as que resultam em reação exagerada às manifestações dos professores contra a imposição de horários e rotinas nas escolas.

Brito determinou a instauração de sindicâncias em quatro colégios, onde teriam sido identificadas “irregularidades funcionais” nos protestos contra as novas normas da sua secretaria.

Na Escola Deputado Victor Issler, a sindicância é um pouco estranha. O jornal Sul21 noticiou que o secretário quer investigar os vídeos feitos por alunos no refeitório da escola e divulgados nas redes sociais.

Fui ver no Diário oficial e está lá. É isso mesmo. A escola (ou os estudantes?) será submetida a uma investigação por causa de uma filmagem sobre os protestos contra as orientações de Brito.

Os alunos cometeram uma falha prevista nos códigos da escola e da rede municipal, nesses tempos em que tudo se filma? Mas tal delito é suficiente para que uma secretaria instaure um inquérito, com todas as suas formalidades, em um ambiente de aparente democracia?

Há um sentimento de que o secretário (professor de filosofia da Unisinos) pode estar sendo pressionado a adotar essa linha dura. E vem sendo identificado um certo desconforto de parte do entorno do comando da secretaria. Também já ouvi gente dizendo que, nesse ritmo, o secretário não vai aguentar o tirão.

Encontrei na internet um artigo que Brito publicou em Zero Hora em outubro do ano passado em que ele escreve o seguinte, ao defender o protagonismo do professor nas mudanças da educação: “Gente aprende é com gente e para ensinar gente é preciso gente”.

Pois então.

 

 

2 thoughts on “Estranhas sindicâncias

  1. REAÇÃO AUTORITÁRIA E PERSECUTÓRIA aos professores que ESTÃO exercendo o direito a liberdade de expressão e o direito a defesa da organizacao do seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 2 =