A palavra fofa de Merval Pereira para definir o gesto de Vinicius Júnior

O título da coluna e a abordagem de Merval Pereira em artigo no Globo servem para a compreensão de como a maioria dos brancos bem de vida lida com algumas questões que os incomodam, entre as quais o racismo.

Este é o título da coluna:

“Resiliência de Vini Jr. pode provocar mudanças na estrutura do esporte”

Vinicius Júnior foi mais do que resiliente. A palavra resiliência não ajuda no entendimento do seu gesto, e certamente tira muito do sentido do que ele fez.

O brasileiro foi bravo, foi valente, foi destemido. Ele não absorve a agressão e apenas se recompõe. Ele enfrenta o agressor, num gesto histórico de destemor.

Merval Pereira reduz o gesto à resiliência, como faziam com os escravos. Faz um comentário fofo, para não admitir a grandeza do gesto afirmativo de um negro ofendido.

Resiliência é o que muitos jornalistas brasileiros dizem sentir diante do avanço do fascismo.

One thought on “A palavra fofa de Merval Pereira para definir o gesto de Vinicius Júnior

  1. Desta turma toda que costuma comentar sobre vários assuntos na plim plim, é dificil tirar um que não seja comprometido. mas ainda assim, é um comentário “fofo” se comparado ao que disse o político Magno Malta, evangélico, cidadão de bem e em prol da família. Ele simplesmente sugere que as sociedades protetoras de animais devem se ocupar dos macacos e que o Vini Jr. deve para de se vitimizar, assim como todos que comentam sobre a agressão. è de uma repulsa doentia a fala do político

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 7 =