BANDIDO BOM É BANDIDO GARIMPEIRO AMIGO DO GOVERNO

Quando o bandido bom não é o morto, mas o bandido amigo que garimpa ouro na Amazônia com autorização do governo de Bolsonaro.

A reportagem é de Eduardo Gonçalves, no Globo:

Dois traficantes apontados pela Polícia Federal como chefes de organizações criminosas ganharam o direito de explorar uma área de mais de 810 hectares de garimpos de ouro na Amazônia – o equivalente a cerca de 800 campos de futebol.

Principal alvo da Operação ‘Narcos Gold’, deflagrada no início do mês, Heverton Soares (na foto, com o chapéu, na capa do Globo), o “compadre Grota”, aparece nos registros do governo federal como detentor de 18 permissões de lavras garimpeiras, as chamadas PLGs, que abrangem um terreno de 762 hectares.

Já nos registros da polícia, Grota é acusado de ser um dos principais representantes do que a PF chama de “narcogarimpo” – ele responde a processos na Justiça do Maranhão, Rondônia e São Paulo por tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e homicídio e é suspeito de ter ligações com duas facções criminosas do Sudeste.

Alvo da Operação Enterprise, deflagrada no fim de 2020, Silvio Berri Júnior consta como detentor de uma PLG de 48 hectares. Júnior ficou conhecido nos anos 2000 por ser o principal piloto de avião do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que transportava cargas de cocaína da Colômbia ao Brasil – ele voltou ao radar da PF no ano passado por operar um esquema de tráfico chefiado por um ex-major da Polícia Militar de São Paulo.

Todas as 19 “permissões” foram “outorgadas” e “efetivadas” aos dois traficantes pela Agência Nacional de Mineração (ANM) entre os anos de 2020 e 2021 em Itaituba, na região do Médio Tapajós, no Pará.

O município é conhecido como “Cidade Pepita” pela grande quantidade de jazidas de ouro encontradas a poucos metros da superfície do solo.

Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a ANM informou, em nota, que não é de competência da autarquia “pesquisar a vida pregressa, judicial ou afins” de pessoas que requerem o direito de explorar o subsolo amazônico. Segundo o órgão, isso é prerrogativa de “orgãos específicos judiciais e de polícia”.

__________________________________________________________________


O JUSTICEIRO COPIADOR
Eles copiam tudo, sem escrúpulos. Mas é muita cara de pau do ex-juiz copiar o slogan e até a identidade gráfica da campanha de um dos gaúchos mais próximos de Lula.

O sujeito que encarcerou Lula faz condução coercitiva e sequestra o slogan do amigo de Lula, porque não tem ideias nem para seu projeto como candidato.

O lavajatista deveria ler a biografia de Miguel Rossetto.

___________________________________________________________________

O HUMOR DE ANI

2 thoughts on “BANDIDO BOM É BANDIDO GARIMPEIRO AMIGO DO GOVERNO

  1. Estas agências nacionais servem aos interesses não da população, mas sim das empresas do respectivo setor. São uma extensão dos interesses privados e podem estar envolvidas em muitas falcatruas. E quem vai investigá-las?

  2. mas os defensores de bandido adoram defender assaltante e sequestrador de pix, então por que se incomodam com garimpeiros se eles também são vítimas da sociedade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 1 =