DESISTAM DO AMARELO E DA CAMISETA CRIADA PELO ALDYR

O amarelo como expressão de nacionalismo ou de civismo não vem da bandeira, mas da camiseta da Seleção criada pelo Aldyr Schlee.

Na última vez em que falei com Aldyr, no começo de 2018, meses antes da sua morte, conversamos sobre o relançamento do romance ‘Don Frutos’ e do lançamento de ‘O outro lado – Noveleta pueblera’, que ganhei depois do Rui Gonçalves, da Palmarinca.

Mas evitei a indelicadeza de tocar no assunto camiseta da Seleção, que a direita havia sequestrado.

Aldyr deveria ser conhecido por seus livros, mas ficou famoso como o cara que desenhou a camiseta canarinho. E a partir dali ele não teve mais sossego, até dizer que aquele era um assunto que não o interessava mais.

Aldyr morreu em novembro de 2018, menos de um mês depois da eleição de Bolsonaro. A camiseta da Seleção e o amarelo foram amaldiçoados pelo bolsonarismo.

Escrevo e falo de Aldyr porque a Folha de S. Paulo vinha bem na campanha contra Bolsonaro, até inventar essa história da bandeira pela democracia.

A ideia era boa, para combater o golpe, mas o jornal foi dar corda para algo que não a favorece. A Folha inventou agora que a cor da campanha é a amarela.

E está induzindo as pessoas a repetirem o movimento das Diretas e saírem de amarelo nas ruas. É uma bobagem. Não é agora, porque a Folha quer, que o amarelo será resgatado à força dos fascistas.

Diz o editorial de hoje: “A Folha busca inspiração no seu papel histórico nas Diretas Já para resgatar a cor amarela como símbolo da democracia”.

Se ainda estivesse entre nós, Aldyr seria submetido de novo à chatice de ver sua criação ser confrontada com uma ideia esdrúxula.

A Folha imagina mesmo que as esquerdas sairão de amarelo nas ruas só porque os Frias querem?

Uma busca no Google traz dezenas de fotos de Aldyr Schlee, a maioria com a camiseta da Seleção. Eu prefiro essa, do Gilberto Perin e publicada em entrevista do Aldyr para a Lelei Teixeira, que saiu no Extra Classe logo depois da morte do escritor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 4 =