O MODELITO GABEIRA

Fernando Gabeira deveria ser contratado como assessor de imprensa de Sergio Moro. Em artigo no Globo hoje, ele tenta explicar por que continua apoiando a Lava-Jato. É uma enrolação sem fim.

É mais ou menos como o pedido de desculpas de Moro ao MBL. A direita descobriu que tudo se presta para pedido de desculpas.

Gabeira é um caso a ser estudado pelo jornalismo. Tem passado como “guerrilheiro” (muitos já disseram que ele nunca foi nada) e, como político verde, depois de algum tempo passou a fazer o jogo da direita.

Circula com reacionários, ataca Lula e o PT há anos, é amigo de golpistas e faz o gênero jornalista descolado ambientalista.
É a melhor estratégia para qualquer um hoje, em qualquer área. Ser reaça politicamente, mas ser amigão das plantas e dos bichos, ou ser progressista em relação aos costumes.

O cara se opõe a todos que promovem algum tipo de avanço social por ação política e coletiva, articula-se com o discurso do conservadorismo (às vezes tira fotos com gente da extrema direita), mas gosta de falar da natureza, das ciclovias, dos sapos, da Mata Atlântica e do mico leão dourado.

Defende as árvores e fala das ameaças à camada de ozônio, mas não ergue a voz contra fazendeiros grileiros e desmatadores. O desmatamento, para figuras dessa turma do Gabeira, é coisa de homens maus, mas tudo chinelão, nunca grandes latifundiários articulados com políticos poderosos.

Essas figuras são invariavelmente vegetarianas e falam como se fossem monges. Tipos como Gabeira são os melhores amigos da direita, porque enganam a esquerda. O jornalista lamenta a perseguição a Jean Wyllys, mas é moderado ao falar dos perseguidores.

Como já observou o jornalista Kiko Nogueira, ele consegue dar voltas e ser cuidadoso até com os milicianos que assassinaram Marielle Franco.

Por isso Gabeira é o criador do modelo tanga de crochê. Causa impacto, mas não significa nada do que pretende significar. A verdadeira turma de Gabeira está mais próxima de Kim Kataguiri, de Fernando Holiday e dos coronéis da Avenida Paulista.

Eles adoram as reportagens de Gabeira sobre passarinhos.

One thought on “O MODELITO GABEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 2 =