QUE BRIZOLA NOS PROTEJA

Coerência pode ser apenas uma palavra que qualquer um relativiza como pode e quer, dependendo das circunstâncias.

Essa história de relembrar alianças da esquerda com a direita, para tentar ofender Lula, pode levar à Grécia Antiga.

O grande Brizola governou o Rio Grande do Sul (1959-1963) com gente do integralismo. O secretário de Agricultura de Brizola era Alberto Hoffmann, um conservador respeitado, que nunca poderia ser comparado aos extremistas da direita de hoje.

Mas o sempre cordial Alberto Hoffmann era do Partido de Representação Popular, o PRP, expressão do integralismo, um movimento de inspiração fascista. Atuava numa área, hoje chamada de agronegócio, em que Brizola precisava fazer média com a direita.

É assim também que se faz política no poder. Em 2002, para enfrentar Lula, Brizola fez aliança com a direita. Sim, no fim, por motivos variados, os dois se afastaram. Mas é do jogo.

E vem a pergunta que circula hoje: por que então não assinar o manifesto que a direita articulou e largou agora com a defesa genérica e vaga da democracia?

Porque algumas coisas nos colocam diante de um limite. E o limite hoje, em meio ao fascismo bolsonarista, talvez seja esse: não andar de mãos dadas com os que inventaram Bolsonaro e agora querem se desfazer dele sem nenhuma manifestação de arrependimento.

Não se trata de cobrar coerência quando esse argumento nos favorece. Trata-se apenas do limite. De não ser levado pelo cabresto. No momento, esse é o limite.

Que a memória de Brizola nos inspire e nos proteja nessa hora em que grupos de todos os lados, da extrema direita à extrema esquerda, atacam o sapo barbudo.

5 thoughts on “QUE BRIZOLA NOS PROTEJA

  1. Podem existir argumentos para que o PT não participe desse manifesto, claro. Agora, invocar a presença de banqueiros e milionários… Quando o PT voltou a ter alergia de banqueiros e milionários? Que medida o Lula tomou, quando foi presidente, pra quebrar a distorção vergonhosa que é o lucro desses bancos no Brasil? Ao contrário, ele visitava a Bovespa, com orgulho, risonhamente. E outra: arrependidos ou não, estão fazendo alguma coisa. O que o PT fez de concreto até hoje para derrubar Bolsonaro? O PT há muitos anos é um partido de covardes. Por isso que a Dilma caiu, porque o PT não foi capaz de organizar uma manifestação de peso na época pra defender sua presidente.

  2. Onde esta aquela mídia que cobrava e cobra uma “auto-crítica” do PT em relação aos mal feitos dos governos petistas??
    Tomara que nossos formadores de opinião cobrem deles tb uma auto-critica com relação a paternalidade do messias.

  3. Está correto o Grande LULA. Não tem que assinar manifesto nenhum. Deixem esta bobagem para ciros, fhcs, maias, serras, aécios e quetais.

  4. Salve Brizola!

    Brizola fez aliança com a direita??? Rsrs.

    Amigo, eu não faço nenhuma ideia de como teria sido um Leonel Brizola na Presidência. Mas se Brizola fez aliança com a direita e ainda assim fizeram de tudo para destruí-lo e à sua família, como praticamente destruíram de fato!, isso só PROVA que ele teria sido um GRANDE PRESIDENTE.

    Não se pode dizer o mesmo de Lula cujo partido SEMPRE FOI ELITISTA e bastou fazer “aliança” e “vista grossa”, para ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 5 =