A extrema leveza dos ataques da extrema direita

Um relatório da polícia italiana, enviado ao Brasil, informa que o empresário Roberto Mantovani encostou levemente com a mão nos óculos de Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro Alexandre de Moraes, no episódio de julho no aeroporto de Roma.

É no que a defesa da família bolsonarista vai se agarrar. Se foi levemente, está tudo bem. Mantovani cercou o ministro, com a ajuda da mulher, Andréa, e de um genro, Alex Zanata, mas foi um cerco leve. Moraes diz ter sido chamado de comunista, bandido e comprado por Andrea. Eles negam.

O ministro conta que o grupo foi pra cima do filho dele, que reagia aos ataques ao pai. Mas no final do cerco o que aconteceu de contato físico teria sido uma leve encostada nos óculos (foto), diz a polícia italiana.

Os advogados devem achar que o caso está encerrado. Leve encostada em óculos é coisa que não deve aparecer no Código Penal. Não há como enquadrar.

E tem o caso da deputada Carla Zambeli, que perseguiu o jornalista Luan Araujo em São Paulo, em outubro do ano passado.

A bolsonarista puxou uma arma, saiu correndo atrás de Luan e mandou que ele se deitasse no chão de uma padaria. E está sendo acusada do quê? De constrangimento ilegal com emprego de arma. Ela constrangeu o jornalista negro.

Em Roma, uma família cerca um ministro do Supremo, dispara ataques verbais e depois um deles encosta a mão nos óculos do filho do ministro. Em São Paulo, uma deputada saca uma arma e sai correndo atrás de um jornalista. O primeiro caso seria uma encostadinha e o segundo, um constrangimentozinho.

Assim como em novembro do ano passado, em Porto Belo (SC), o ministro do Supremo Luis Roberto Barroso foi levemente cercado por fascistas num restaurante onde estava com a família.

Tentou se esconder numa casa, sofreu de novo um leve cerco e teve de abandonar a orla catarinense às 4h da madrugada. Tudo levemente, como a extrema direita costuma ser, até porque ninguém encostou no ministro.

Em maio do ano passado, outro ministro, que por acaso presidia o Supremo, Luiz Fux, foi levemente avisado pela internet por ativistas bolsonaristas de Bento Gonçalves, em grupos que incluíam grandes empresários, de que não deveria aparecer na cidade da Serra gaúcha para uma palestra.

Fux percebeu, por alertas dos próprios organizadores, que ninguém poderia garantir sua segurança e decidiu que, levemente ameaçado, deveria não ir, como não foi.

E assim o fascismo vai se safando, porque às vezes age com extrema leveza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 3 =