A guerra dos donos de carrões contra os carrinhos para o povo

O povo merece sonhar com um carrinho que possa ser pago em muitas prestações, como aconteceu nos outros governos de Lula e Dilma?

Não pode. Os jornalistas bacanas, brancos, bem de vida e golpistas dos jornalões decretaram: carro não é pra pobre, porque polui muito, e as montadoras são indústrias velhas do século 20, que nem emprego geram mais.

Gente que desfila por aí em caminhonetões não quer o povo andando com a família em novas versões do Corsinha nas ruas. Essa é a campanha cruel dos jornalões. Não vendam carros mais baratos para o povo

Na capa do Estadão, a manchete vai nessa linha: quem o povo acha que é para pensar em ter carro de novo, se na Europa e nos Estados unidos não querem mais saber de carros?

Ninguém vai encontrar uma linha dessa gente nos jornais contra os carrões de mais de R$ 200 mil que tomaram o Brasil, como se vivêssemos em Miami.

Uma elite nojenta, que usa e abusa de carros, com um carrão para cada membro da família nas garagens, decide sabotar o plano do carro popular. Porque é egoísta.

O argumento de que Europa e Estados não querem mais os carros é papo furado, é uma mentira. Eles querem carros com bateria, o que não muda quase nada. É uma farsa liderada pelo fascista Elon Musk.

É cínico o pretexto da defesa do meio ambiente. Um desses bacanas já andou de metrô ou de ônibus?

(A manchete do Estadão contra o carro para o povo era assinada por Eliane Cantanhêde. Enquanto eu escrevia esse texto, o nome dela foi tirado da manchete. Pouparam a tia.)

4 thoughts on “A guerra dos donos de carrões contra os carrinhos para o povo

  1. A ideia de que “uma das grandes conquistas do trabalhador é um carro próprio” vem da propaganda e só agrada às montadoras e bancos. Deve ter investimento na melhoria do transporte público.

  2. Lembrando o comentarista de Floripa que foi cancelado pq tava preocupado com os engarrafamentos causados pelos carros populares.

  3. É um assunto polêmico. Eu tenho carro, não carrão, mas também não popular, e penso em me desfazer dele pelo custo de manutenção. talvez fosse mais sensato investir em serviços de aluguel de carro mais acessível, no modelo europeu, onde se tem um carro disponível bem próximo, se usa e se deixa perto do destino final, uma espécie de uber sem problema trabalhista dos motoristas de uber, o motorista é tu mesmo. Investir em transporte publico também é uma ótima ideia. Quantos anos se fala em expansão do trensurb para dentro de Porto Alegre e cidades vizinhas (cachoeirinha, Viamão, Gravataí, portão, sapiranga, campo, Bom, etc.), porque não sai do papel? isto ajudara a população, pois é um bom meio de transporte (só limitado) ea trensurb, que é pública. Alguém comentou que o sonho do carro popular foi uma estratégia que ajudou principalmente as montadoras, agora o objetivo do projeto me parece novamente ajudar as montadoras que não estão vendendo nada, do que ajudar o pobre a ter um carro, ou um meio de transporte melhor. Se é isto mesmo, de novo o governo ajuda os ricos a vender mais para os pobres.
    porque automóveis não seguem lei da oferta e da procura? e o carro está caro e não vende, simples, faz um carro mais barato, não precisa governo ajudar reduzindo imposto. Como uma montadora chinesa que quer se instalar no nordeste já prometeu vender carros elétricos “bons” mais baratos? Ou reduz o lucro ou investe em tecnologia para baratear o custo, tudo sem ajuda do imposto pago pela população.
    Mas claro que pra quem nunca teve um carro ou teve e precisou se desfazer e queria de novo, é um assunto que vai aumentar a aprovação do governo deixando as pessoas mais felizes.
    mas claro que também não concordo com a postura dos jornais, pra mim jornal tem que informar e não mostrar sua posição sobre um assunto colocando um expert que fala exatamente o que os editores querem.

  4. Além de ser um modelo de transporte ULTRAPASSADO Por provocar e aumentar a poluição, FALTAm fiscalização e policiamento nas ruas para controlar e penalizar maus CONDUTORES e o estado dos veículos. As ruas estão ESBURACADAS e sem sinalização adequada.
    Ora, o que precisamos no Brasil (e no mundo) é favorecer e ampliar o transporte público.
    Lula deveria se ocupar de reparar e ampliar as ferrovias, isto sim melhoraria a vida Da população BRASILEIRA.

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