Bolsonaristas traídos

Ficará ruim a vida dos bolsonaristas juramentados de pequenas cidades agora ameaçadas de extinção.
Bolsonaro e Guedes querem acabar, via Medida Provisória, com os pequenos municípios que consideram inviáveis. Todos voltariam a ser distritos.
A Folha informa que há 1.253 municípios com até 5 mil habitantes.
O Rio Grande do Sul tem o mesmo número de pequenas cidades de Minas. Aqui, seriam pelo menos 231 ameaçadas, de um total de 497 municípios. É muita coisa.
Essas localidades são a trincheira do bolsonarismo. A extrema direita manda e desmanda em muitas das pequenas cidades. Tudo gira em torno do poder da prefeitura, geralmente entregue a um coronel da emancipação.
A transformação de pequenos distritos em cidade é um projeto histórico das direitas paroquiais. Quantas vilas viraram o que nunca poderiam ter sido, principalmente nos anos 90. O fenômeno prosperou no Rio Grande do Sul e fracionou municípios que já eram pobres.
Famílias inteiras se revezam no comando das prefeituras e desfrutam com os amigos das misérias de vilarejos sem dinheiro e sem perspectivas.
Sim, há cidades pequenas emancipadas há décadas, algumas históricas, que deveriam ser preservadas. Mas essas são a exceção.
Eu queria ir a algumas das localidades dominadas pelo reacionarismo (conheço muitas onde o racismo impera), me sentar na rodoviária e ver a desolação desse pessoal com a traição de Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 9 =