Lula, Marta e a militância crítica e contemplativa

O que certas militâncias de esquerda e certas confrarias de juristas brasileiros têm em comum? Ambos estão com suas bundas pesadas vendo série da Netflix e criticando quem está no mundo real da luta da política e do sistema de Justiça.

Certos militantes criticam Lula por suas concessões à direita e, agora, por ter atraído Marta Suplicy de volta ao PT. Um gesto que para muitos abre a porteira a traidores e os coloca ao lado de quem continuou lutando contra o golpismo com um toco de canivete, enquanto Lula esteve preso.

E certos juristas blasés atacam decisões de Alexandre de Moraes e de todos os que se insurgem contra o que o lavajatismo construiu, do golpe contra Dilma à prisão de Lula e à eleição de Bolsonaro.

Lula é atacado e cercado por ser moderado e condescendente. Moraes, por seu ativismo judicial radical. Os atacantes de Lula e de Moraes poderiam criar a confraria da contemplação crítica e do imobilismo.

Por isso as chineladas de Lula na militância podem ser aplicadas também à indolência dos críticos de Moraes e até de Dias Toffoli. Lula pediu para que parem de encher o saco, saiam do sofá e enfrentem os dilemas da vida real.

A fala de Lula, na festa de acolhimento de Marta, é para ser compreendida pela militância de terceira série, mas se dirige mesmo a líderes de segunda linha do partido: larguem um pouco o Twitter, lutem pelo PT e me ajudem a governar com menos dependência da direita.

Parem de conversar em rodinhas, fazendo intriga e trocando emojis entre vocês mesmos, e arregimentem suas forças contra os pastores que disseminam mentiras. Não pela internet, porque não basta, mas também no cara a cara, com o pé no barro.

Lula não precisa dizer que está pedindo ajuda e, daqui a pouco, pode estar pedindo socorro. José Dirceu já havia avisado, falando no mesmo tom, que a chinelada seria dada.

Lula lamenta a incapacidade de renovação do PT. O monopólio das figuras com mandato sobre os recursos do partido. E até as distorções provocadas pela preferência às pautas e aos candidatos considerados identitários.

Lula não deve estar querendo de volta um Brasil e um PT que não existem mais, mas pede que pelo menos tentem se movimentar. Tentem identificar forças de renovação nos movimentos sociais.

Esforcem-se para não sabotar os projetos de novas caras com chance de prosperar como força eleitoral já na disputa municipal desse ano.

A militância e os líderes de nível médio que atacam as concessões e a moderação de Lula podem estar imobilizados porque o petista clássico dos anos 70 e 80 envelheceu e não tem mais a mesmas forças. E as novas gerações? Aí é outra conversa.

Lula sabe que o retorno de Marta Suplicy ao PT não é um assunto só para os paulistanos. São Paulo oferece ao partido e às esquerdas uma situação única. Boulos, o candidato a prefeito de Lula e do PT, é do PSOL, e a candidata a vice é uma dissidente agora retornada aos 78 anos.

É nesse contexto, no Estado das raízes do partido, que deve ser compreendida a fala de Lula. Se líderes de primeira e segunda linha continuarem batendo em Lula por causa de Marta e não souberem o que fazer com o seu apelo, a militância continuará onde está, vendo série espanhola com os juristas que batem em Alexandre de Moraes.

Com a diferença de que nessa área dos juristas liberais e garantistas de centro-meio-direita, o corporativismo, principalmente o acadêmico, não oferece muitas chances de discordância, com as exceções que também não se renovam.

Sabemos todos que o fantástico mundo dos corneteiros do Direito vive da corneta, algumas vezes muito bem remunerada.

4 thoughts on “Lula, Marta e a militância crítica e contemplativa

  1. Sobre a falta de pegada firme
    Contra o bolsonarimo aqui no
    Rio grande do sul, lula está certo. Nossos deputados parecem
    Que estao de ressaca eleitoral,
    Nao se ve uma atitude forte
    Contra o descaminho que o
    Estado atravessa.
    Aceitam tudo que a oposiçao
    Fala e faz, sem se oporem.
    O senador verde oliva passeia
    A galope sobre eles, até deputados sem nenhuma tradiçao politica pintam e bordam encima de nossos representantes.
    O unico que está berrando é
    O paulo pimenta, mais talvez
    Pelo cargo que ocupa.
    A continuar assim levaremos
    Um baile nas proximas eleiçoes
    O lula está praticamente
    Governando sem o apoio dos
    Petistas.

  2. Meu Deus, quanto fanatismo, Moisés! O LuLa colocou a Marta de vice para fazer o Boulos perder. Ou então está caduco e sem memória. A Marta é a pessoa mais detestada do estado de São Paulo (deixando de lado o conservadorismo da região, convenhamos, ela é realmente detestável).

    A Marta subiu o IPTU de tal forma quando era prefeita que teve aposentado em bairro de classe média que não conseguia mais pagar. E inventou taxas e mais taxas de serviços botando a culpa, mais tarde, em Haddad, que era secretário dela (não me lembro se de finanças).

    Não dá para passar pano em tudo o que o Lula faz: o “eleição sem Lula é fraude” nos deu o Bolsonaro de presente. A maneira como ele gosta de “humanizar crimes cometidos por pobres” para “comprar uma cervejinha” vai nos presentear com algum tipo de Javier Milei no futuro. Enquanto isso, os crimes “humanizados” seguidos de morte explodem na capital (de vez em quando é importante ver o Datena).

    E será que o Lula quer mesmo renovação? Por que então ele quase jogou fora tudo o que o ministro da Fazenda tentou fazer em 2023, desautorizando metas fiscais? Será que não é para deixar o Haddad meio por baixo para que seu nome não apareça em pesquisas em breve?

  3. LULÃO, VIVENDO constantemente COM UMA “fACA NO PESCOÇO”, ESTÁ CORRETÍSSIMO AO AGLUTINAR UMA TURMA EXPERIENTE EM TORNO DE CANDIDATURAS PROGRESSISTAS. PRÓXIMO PASSO É INVESTIR NOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA EXTRAIR DELES CANDIDATURAS GENUINAMENTE DE ESQUERDA PARA AS CÂMARAS MUNICIPAIS. SOMENTE COM UMA FORTE BASE ELEITORAL SE CONSEGUIRÁ MUDAR O PERFIL DO CONGRESSO EM 2026. FORÇA LULA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 6 =