Nikolas Ferreira somente será cassado se virar um traste como macho inseguro da extrema direita

Tente lembrar, sem a ajuda do Google e de robôs, quais foram os motivos concretos, específicos, da cassação dos mandatos dos senadores Delcídio do Amaral e Demóstenes Torres e do deputado Eduardo Cunha.

Não vale dizer, genericamente, que eles foram cassados por falta de decoro. Nem que todos perderam os mandatos, por decisão dos colegas, por envolvimento em desmandos com dinheiro.

Delcídio, Demóstenes e Cunha não tiveram a sorte de Aécio Neves, que escapou de todos os cercos. Eles perderam para as circunstâncias, para a incapacidade de reagir e porque alguma cabeça tem que rolar.

Por isso, não busquem coerência jurídica, legal ou moral entre cassado e cassação, como fazem agora com a possibilidade de perda de mandato do transfóbico de extrema direita Nikolas Ferreira.

Delcídio, Demóstenes e Cunha não cometeram os piores delitos como congressistas, até porque Cunha não foi cassado por ser golpista, mas por ser mentiroso.

Antes de Cunha, a Câmara já havia cassado outro ex-presidente da casa. Ninguém consegue lembrar direito por que, num exemplo clássico, Ibsen Pinheiro foi cassado pela Câmara em 1994.

Foi um teatro e foi também uma prova de que a acusação e o efeito que provoca podem ser apenas parte de uma farsa política. Ibsen, incluído num pacote de cassações, havia virado um incômodo para os pares e a ‘instituição’.

É bobinho o debate que passa agora pela tentativa de ver a eventual cassação como resultado da percepção dos colegas de Ferreira da gravidade da sua performance chinelona de peruca na tribuna.

Ferreira não será cassado porque seus colegas podem ter achado grave o ataque que o sujeito fez a pessoas LBGTQI+. A maioria da direita e da extrema direita não está preocupada com bons modos.

Ferreira somente será cassado se for transformado num estorvo. Se a sua permanência virar um incômodo até para a extrema direita no Congresso.

E, para virar um incômodo, antes ele precisa virar um traste. Mas aí a tarefa não é do Congresso, é da democracia, que sabe o tamanho da agressão cometida.

Ferreira precisa ser exposto, virtual e presencialmente, como a maior aberração da nova geração do bolsonarismo. E aí é preciso mobilização, povo, gays, mulheres, trans, democratas, negros, índios.

Também o Supremo precisa ficar em situação desconfortável. Ferreira precisa enfrentar milhares de Anas Paulas Renaults, a jornalista e ex-BBB que o derrotou no duelo verbal dentro de um avião.

Ferreira somente correrá o risco da cassação se for fragilizado até virar um traste, como Eduardo Cunha virou. E ele está longe de se parecer com um Eduardo Cunha.

Mas o rapaz não é, como a própria esquerda o carimba, nem moleque nem folclórico. Moleque é elogio. E folclórico é Tiririca.

Ferreira é perigoso. É a aposta de rejuvenescimento do fascismo com a pegada machista que incita ódios e violência. Sai o medo do comunismo, entra com força o ataque aos diferentes.

Ele foi eleito deputado federal com 1,47 milhão de votos, o recorde do ano passado. Ao lado dele, com os dois rosnando, Carluxo é um poodle.

Será difícil, mas o deputado transfóbico precisa se sentir abandonado, e isso só irá acontecer se a reação às suas agressões e aos seus deboches for além de um abaixo-assinado.

É trabalho duro. O Brasil está diante da possibilidade inédita de cassação de mandato de um extremista por ataques às diferenças e a direitos individuais universais, e não por envolvimento com ilícitos financeiros.

É uma chance histórica de fincar um marco na luta contra machos agressores, contra o avanço dos coachs de homens inseguros e contra o fascismo em geral.

Mas não basta assinar manifestos. A reação ao sujeito deveria agrupar em Brasília, nos corredores do Congresso, os que desejam vê-lo fora da Câmara.

Não precisa ter muita gente, mas é preciso fazer barulho e incomodar fora das redes sociais. Nikolas Ferreira tem que virar um Roberto Jefferson do time sub20 da extrema direita.

5 thoughts on “Nikolas Ferreira somente será cassado se virar um traste como macho inseguro da extrema direita

  1. O problema é que quem paga passagem para pessoas irem a Brasilia é o lado que defende este projeto de ditador. A Capital do Brasil deveria voltar para uma cidade grande, onde o povo pode por o bafo na nuca dos caras. Colocar a capital numa cidade construída no meio do nada é pedir para fomentar corrupção e manter idiotas legislando. Brasília vai ter gente boa em número suficiente para fazer pressão? Não virão ônibus lotados de outras capitais, ninguém do lado certo da lei vai pagar por isto.

  2. Caro Moisés Mendes, me pergunto se você chegou a ouvir o discurso do brilhante deputado federal Nikolas Ferreira – ele estava defendendo as mulheres, que ultimamente vem perdendo espaço p/ homens que se declaram “mulheres” ou homens que fazem cirurgia para “mudança” de Sexo. Quanto ao infeliz uso do termo “extrema-direita” no seu péssimo artigo, fico imaginando o que você acha das ditaduras de extrema-Esquerda da Venezuela e nicarágua – brasil voltou a ser pária internacional, ao não assinar contra a Nicarágua.

  3. Paulo, cite algum direito perdido pelas mulheres cis em detrimento dos direitos de mulheres trans. Apenas UM! Além do mais, que citar regimes de esquerda como Venezuela, por que não cita o Haiti também?
    Esse papinho de dois neurônios é massante. Mas é isso, a inclusão digital nos faz conviver virtualmente com seres como o senhor que são, ou pouquíssimos inteligentes, ou muitíssimos mau caráter.

  4. Paulo, as mulheres so perdem
    Espaços só quando escutam
    Homens abobadinho da enchente como este deputadinho , que prá ti é
    Brilhante. Fique com ele entao.

  5. artigo esquerdista, acredito que deve ter ódio do Nikolas, ou medo das verdades que ele fala. Suas palavras demonstram uma mentaLidade alienada e controlada pelo lado do regresso. Quais foram os regimes de esquerda dos últimos Mandatos??? Vc acha justo uma Trans participar de uma competição onde apenas mulheres participam? Viu mesmo o discurso do Nikolas? DIFICILMENTE 1.47 mi de pessoas teriam perdido a razão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 2 =