Roger Waters, nazismo, sionismo, Israel, antissemitismo, Palestina. O debate Jean Goldenbaum X Breno Altman

O debate entre Jean Goldenbaum e Breno Altman sobre a controvérsia em torno de Roger Waters e sua vestimenta nazista amplificou mais perguntas do que respostas, ontem na DCM TV. E isso é bom.

A pergunta mais básica e sempre a que mais grita é essa: ser contra o sionismo e ser contra o governo fascista de Israel é ser antissemita?

Tem mais essa: ser contra a existência do Estado de Israel é ser antissemita, ou seja, é ser contra um povo todo?

Mais duas. O que é ser sionista de esquerda?

Ao usar aquela roupa nos shows, Roger Waters não passa uma mensagem deliberadamente dupla?

O debate deu complexidade a perguntas que parecem singelas e teve um nível raro hoje em dia diante de uma pauta desse tamanho.

O link do debate está logo abaixo. Altman entra a partir do minuto 27. Jean Goldenbaum, fundador do grupo Judeus e Judias de Esquerda, e o jornalista Breno Altman são duas figuras de exceção.

O debate foi mediado por Kiko Nogueira e pela Marília Beznos. É uma aula não só sobre as controvérsias de sempre, mas sobre como participar de uma conversa tensa e intensa em alto nível.

https://www.blogdomoisesmendes.com.br/jean-goldenbaum-bolsonaro-nao-e-um-defensor-de-israel/

2 thoughts on “Roger Waters, nazismo, sionismo, Israel, antissemitismo, Palestina. O debate Jean Goldenbaum X Breno Altman

  1. Tem mais: Judaísmo é RELIGIÃO, ETNIA ou povo)? É possível aderir à religião não sendo filho de um judeu? É possível optar por não ser judeu quando se nasce filho de um deles?
    É difícil entrar na cabeça a ideia DE pessoas que se afirmam povo por COMPARTILHARem uma religião. E se os católicos ou os budistas fizessem o mesmo? Existem outros elementos culturais que ajudam a formar a ideia de povo, etnia ou seja lá como QUeiram CHAMAR. O fato é que estejam onde estiverem fazem questão de se DIFERENCIAREM (e distanciarem) dos DEMAIS, menos aqui na Bahia, quem diz que mário Kertesz é da religião judaica?

  2. Moises, deu no Estadão de hoje: Janja como poder paralelo, mandando, desmandando, despachando e destruindo o governo.

    Você vai ter coragem de escrever sobre isso no DCM caso exploda uma crise sem precedentes por conta da presidenta, ops, primeira-dama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 8 =