O JORNALISTA

Hoje é o Dia do Jornalista. Sempre temi que em algum momento da minha vida, talvez na velhice, alguém me identificasse na rua e gritasse para todo mundo ouvir: lá vai um jornalista neutro!!!

Nunca quis ser posto ao lado de jornalistas que, na definição genérica do que seria ‘imparcialidade’, dizem mudar de lado a toda hora para estar do lado certo em questões fundamentais.

Sempre tentei, e nem sempre consegui, escapar das armadilhas dos isentões que dizem não ter lado, mas têm.

Ontem, na Esquina Democrática, encontrei a amiga Elaine Maritza acompanhada de uma sobrinha que faz jornalismo. Eu disse: eu sou otimista com o jornalismo que vocês vão fazer. E a menina me respondeu na hora: eu também.

O que eu não disse, mas digo agora, é que os estudantes não podem ser seduzidos por essa conversa de que jornalista não tem lado. Em questões fundamentais, em momentos decisivos, o jornalista deve ter lado.

Não sejam falsamente neutros, como a jornalista Miriam Leitão, que cito aqui apenas como exemplo, que passou o dia ontem dizendo (e virou manchete do Globo) que Lula era um foragido.

Não era. Lula sempre esteve no mesmo local, e até os ucranianos sabiam, e poderia ser preso quando a Polícia Federal entendesse que deveria e poderia prendê-lo.

Não sejam uma Miriam Leitão, que anunciou que Lula não ganharia cela especial, se continuasse como ‘foragido’, porque essa era uma concessão do justiceiro de Curitiba.

Não era. É lei, Lula e qualquer ex-presidente têm direito a cela especial. Mas Miriam Leitão preferiu apostar nas informações dos amigos golpistas. Ela e tantos outros que reproduziam nas rádios as suas desinformações.

Mando abraços para os jornalistas que refugam falsas neutralidades, muitas vezes em nome das mentiras de quem tem o poder de perseguir, caçar e mandar prender quando bem entender.

Errem, errem muito, como todos erramos, mas acertem numa coisa: nunca digam que são neutros. E procurem não cair na armadilha de apoiar golpes. Não há jornalistas golpistas. Há golpistas que fingem ser jornalistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 6 =